INFORMAR // IMPRENSA // Iraque

IRAQUE

A violência no Iraque está a acabar com os 2.000 anos de Cristianismo. Devido às guerra e aos conflitos sectários, a população cristã, que contava com mais de 1,5 milhões de fiéis antes da invasão militar dos EUA, está agora reduzida a menos de 400 mil.

"Os próximos dias serão muito difíceis e, se nada for feito para parar a violência no Iraque, brevemente a presença cristã será apenas simbólica", afirmou D. Louis Sako, Patriarca Caldeu do Iraque que, em conjunto com outros dois bispos iraquianos visitou Bruxelas, num encontro promovido pela Fundação AIS em busca do apoio da União Europeia.

Fotogaleria - Igreja do Iraque »

Para perceber melhor o contexto e a situação da Igreja Católica no Iraque, preparamos um dossier com um conjunto de entrevistas conduzidas pelo jornalista Oliver Maksan, o correspondente da Fundação AIS no Médio Oriente.

Jornada de oração pela paz no Iraque?

Mensagem e Oração pela paz no Iraque composta por D. Louis Sako, Patriarca Caldeu no Iraque LEIA AQUI A MENSAGEM »

Cristãos de Mossul. Para onde?

D. Louis Sako, Patriarca Caldeu no Iraque, à Fundação AIS LEIA AQUI A ENTREVISTA »

"As sociedades árabes foram sequestradas por extremistas"
D. Yousif Mirkis, Arcebispo Caldeu de Kirkuk, à Fundação AIS
LEIA AQUI A ENTREVISTA»