Consagrados ao Coração

de Maria desde 1967

1-3-2017

BOLÍVIA: Ajuda na formação de 19 seminaristas em Coroico

A Diocese de Coroico situa-se no oeste da Bolívia e abrange uma região predominantemente rural com uma área de mais de 31.000 km2. Quase 90% dos 228 mil habitantes são católicos. Mas só existem 10 paróquias, cada uma abrangendo áreas vastíssimas com numerosas aldeias e cidades. Existem 30 sacerdotes para dar assistência aos fiéis católicos e claramente são necessários mais sacerdotes para todas estas comunidades católicas tão dispersas.

A boa notícia é que presentemente 17 jovens estão a receber formação para o sacerdócio no Seminário Diocesano do Espírito Santo. Menos boas, contudo, são as notícias a respeito do aumento do custo de vida e a dificuldade que o Seminário tem no sustento dos seus alunos. Os bens alimentares, sobretudo, têm subido de preço e representam um sério problema financeiro. Têm ainda os salários para o pessoal do seminário, que na realidade ganha pouco e é pago em géneros e alojamento mas que, mesmo assim, precisa de receber algum dinheiro. O edifício do seminário precisa também de manutenção e do pagamento de despesas correntes como a luz, água e transporte para os seminaristas que trabalham nas paróquias aos fins-de-semana para se familiarizarem com o trabalho paroquial. Apesar da ajuda dos seminaristas que arregaçam as mangas e ajudam com grande parte do trabalho prático, preparando as refeições e realizando muitas tarefas caseiras, é muito difícil conseguir equilibrar as contas.

O reitor do seminário pediu ajuda à Fundação AIS e propôs dar 12.400 € para apoio à formação dos seminaristas no presente ano académico.

Apoie este projecto

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Bolívia

Um milhão de crianças rezam o terço

18-10-2017