background image

Somos abençoados
por Si

Por estar presente nas nossas vidas

Obrigado!

Detalhe

17-2-2017

China: Construção de um “parque temático cristão” na terra natal de Mao Tsé-tung está a gerar protestos


A construção, pelo governo, de um enorme “parque temático cristão” na cidade de Changsha, onde o líder da revolução comunista chinesa despertou, de alguma forma, para a política, está a provocar uma onda de protestos.

O referido “parque”, que inclui uma igreja de linhas arrojadas com mais de 80 metros de altura, além de um “centro de estudos bíblicos”, está a ser contestado também pela população local que o considera como uma “invasão cultural”.

Para muitos chineses, a região de Changsha é “sagrada”, por ser um local tão marcante para a vida de Mao Tsé-tung, e não entendem como pode o governo empenhar-se na construção de uma infra-estrutura de carácter religioso nesta cidade.

De facto, além da questão da localização, este projecto representa um sinal contraditório sobre a posição do governo chinês face à liberdade de culto dos cristãos.

Se em Changsha patrocina a edificação de um templo de dimensões grandiosas, a verdade é que tem vindo a promover uma política de perseguição pública por exemplo em Wenzhou e Hangzhou, na província de Zhejiang, situada no leste da China, visível na demolição de cruzes e mesmo de alguns templos.

A questão da relação com os cristãos é de facto muito complexa neste país, pois Pequim e Santa Sé não têm relações diplomáticas desde 1951, dois anos depois de Mao Tsé-tung ter proclamado a República Popular da China.

Nesse ano, o regime comunista expulsou o núncio apostólico – o embaixador da Santa Sé – e começou uma dura perseguição aos cristãos, com a detenção de bispos, sacerdotes, irmãs e muitos leigos.

A Santa Sé mudou então a sede da sua representação diplomática de Pequim para Taipé e é hoje um dos poucos Estados que mantém relações com Taiwan em detrimento da China.

Quase uma década depois do fim das relações diplomáticas com o Vaticano, Pequim criou, em 1957, uma “Igreja Patriótica” – a Associação Patriótica dos Católicos Chineses – que tem como missão controlar a actividade dos católicos no país, sendo que é através desta associação que o governo procede à nomeação dos seus bispos.

Os cristãos – bispos, sacerdotes e leigos - que se mantém em fidelidade ao Papa – fazem parte da chamada Igreja Clandestina”.

Actualmente estão em curso negociações entre Pequim e o Vaticano com o propósito de se melhorarem – ou normalizarem – as relações entre ambos os Estados, tendo o Papa Francisco já manifestado, por mais de uma vez, interesse em visitar a China.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt   

 

OBSERVATÓRIO: China

 






comentarios
 
Nome:
Luís Monteiro
Comentário:
A Europa ao adoptar politicas que vão contra a sua matriz cristã, está a caminhar para o abismo. A China, estou certo, será dentro em pouco um baluarte do Cristianismo, pois o Espírito Santo irá suscitar nesse imenso país os carismas necessários para que a partir da China se (re)inicie a cristianização da Europa.
 
Nome:
José Rocha
Comentário:
Estou plenamente de acordo com o Sr. Luis Monteiro: Europa em declínio em relação ao Cristianismo, de séculos, paradoxalmente à imensa China, que por acção do Espírito Divino, desperta para os superiores valores do humanismo cristão e misericordioso. Deus seja louvado, por existirem (ainda) pessoas que partilham os meus anseios.Obrigado
 
Nome:
Gonçalo Seabra
Comentário:
A Europa mais precisamente a UE suicidou-se quando cometeu a suprema abominação em 2007 com a aprovação do infame e hediondo ''tratado de Lisboa'' essa pústula de abominação em que rejeitou no tratado as raízes Cristãs da Europa, esta é a origem da crise da Europa/ UE. As dores da UE só estão agora a começar. Ou a UE arrepia caminho e volta ás suas raízes Cristãs ou o seu destino será a desagregação e hecatombe. Para onde caminhas tu Europa? Que futuro queres tu e para os teus descendentes? Queres voltar aos conflitos que degeneraram em guerras violentas e destruidoras? Só Cristo salva. Que Nossa Senhora e os santos anjos da guarda e todo o reino do céu intercedam pela Europa e por todos nós para que caminhemos nos caminhos de Cristo.
 
deixar comentario
Mês:
 

TESTEMUNHO IMPERDÍVEL | A Igreja perseguida na China


30-03-2017

catalogo