Consagrados ao Coração

de Maria desde 1967

1-4-2017

LÍBANO: Apoio ao programa de alimentação de emergência “A Mesa de S. João Esmoler” para os refugiados sírios e outras pessoas necessitadas

São João Esmoler ficou conhecido pelo seu extraordinário amor aos pobres. Onde quer que visse necessidade e pobreza, punha todos os meios tinha ao seu dispor para as mitigar. Quando foi nomeado Patriarca de Alexandria, alimentava já cerca de 7.900 pobres por dia. Morreu por volta do ano 619 e é venerado pelos Católicos e Ortodoxos.

Assim, não surpreende que tenha recebido o seu nome um projecto de apoio que tem como objectivo imitar o seu exemplo, organizado pela Igreja Católica Melquita, na cidade libanesa de Zahlé, relativamente perto da fronteira com a Síria. Desde Dezembro de 2015 que o centro de alimentação de emergência “A Mesa de S. João Esmoler” tem sido um lugar de refúgio para todos os que não têm dinheiro para uma refeição quente por dia. Muitos refugiados da Síria e também pobres do Líbano, crianças da rua ou que não são convenientemente alimentadas nas suas casas, vêm ao centro e todos os dias cerca de 600 pessoas recebem uma refeição quente. O centro também cuida de cerca de 150 pessoas idosas ou deficientes que não conseguem sair das suas casas. Os voluntários do centro levam-lhes as refeições a casa – e não só as alimentam, como também lhes trazem conforto às almas, uma vez que são muitas vezes pessoas sozinhas e isoladas que recebem os seus cuidados e sorrisos. “Através deste programa, todos sentimos o amor de Jesus Redentor. É um sinal do Seu amor por todos nós, um amor que cura todas as feridas”, diz um dos voluntários. Para realçar a dimensão espiritual do programa, todas as refeições começam por uma oração e um cântico.

A Fundação AIS quer apoiar este projecto com 225.000 €.

Apoie este projecto

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Líbano

Um milhão de crianças rezam o terço

18-10-2017