Consagrados ao Coração

de Maria desde 1967

1-4-2017

UCRÂNIA: Um aquecimento solar para as Irmãs Beneditinas de Zhytomyr

Os Invernos são muito frios na Ucrânia e os preços das fontes de energia aumentam constantemente, sendo cada vez mais difícil suportar as despesas do aquecimento. Como as comunidades religiosas já vivem na pobreza, são muito afectadas por esta realidade.

A Irmã Clara da comunidade Beneditina de Zhytomyr escreveu-nos dizendo, “Temos tentado sobreviver como podemos, mas hoje torna-se ainda mais claro que não vamos conseguir passar sem a ajuda dos nossos benfeitores.”

No Inverno passado as irmãs tiveram de cancelar o fornecimento de gás por não conseguirem suportar os aumentos de preços. Tentaram aquecer o convento com madeira, que também têm de comprar, mas custa cerca de metade do preço do gás. Mas não funciona muito bem porque no Inverno o aquecimento consome praticamente todo o calor e não sobra nada para aquecer a água, o que leva as irmãs a ter somente água fria. E quando utilizam água quente, leva tanto tempo a chegar que desperdiçam imensa água até que surja a água quente na torneira.

Hoje têm esperança que uma placa solar para aquecimento lhes traga água quente a um preço razoável. Mas é claro que esse sistema tem de ser comprado e instalado, custo este que as irmãs não conseguem suportar.

Dirigiram-se à Fundação AIS pedindo ajuda e nós planeamos ajudá-las com 14.000 € para que não tenham frio no Inverno, nem tenham de viver sem água quente.

Apoie este projecto

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Ucrânia

Um Musical a não perder!