background image

Somos abençoados
por Si

Por estar presente nas nossas vidas

Obrigado!

Detalhe

21-3-2017

Sudão do Sul: Crise humanitária ganha proporção gigantesca na região


A situação humanitária no Sudão do Sul está a ganhar uma proporção gigantesca, com o aumento exponencial de refugiados que fogem da violência e procuram acolhimento em países da região.


Neste mês de Março já se registou a fuga a cerca de cinco mil pessoas por dia, segundo dados agora revelados pelas Nações Unidas.


Esta situação está a alarmar as autoridades, sendo que o  Alto Comissariado das Nações Unidas para o Refugiados, ACNUR, já classificou esta ”crise de refugiados” como a que está a ”crescer mais depressa” em todo o mundo”, situação que se agrava agora que a região está a atravessar também um período de chuvas intensas. 


Apesar do “pico” registado de cerca de cinco mil refugiados por dia, a média de pessoas que fogem do Sudão do Sul tem sido, segundo ainda as Nações Unidas, de cerca de 2,8 mil por dia. 


Praticamente metade destes novos refugiados têm procurado apoio no Uganda, um dos países vizinhos do Sudão do Sul, que enfrenta já também uma situação crítica em alguns campos de acolhimento. De facto, segundo o ACNUR, as “instalações de trânsito para os recém-chegados estão a ficar sobrelotadas e as chuvas recentes agravam a miséria”. 


Outro país que tem recebido milhares de pessoas em fuga da guerra e da fome é o Sudão. Calcula-se que só entre os meses de Fevereiro a Março este país tenha acolhido mais de 70 mil novos refugiados, o que dará um total de cerca de 600 mil sul-sudaneses a viverem no Sudão desde o início dos conflitos. 


Além do Uganda e Sudão, as populações em fuga do Sudão do Sul têm procurado acolhimento também na Etiópia, Quénia, Republica Democrática do Congo e República Centro-Africana.


PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt 


 

OBSERVATÓRIO: Sudão

 






*Sem Comentários
deixar comentario
Mês:
 

TESTEMUNHO IMPERDÍVEL | A Igreja perseguida na China


30-03-2017

catalogo