Consagrados ao Coração

de Maria desde 1967

1-5-2017

BANGLADESH: Seis pequenas motorizadas para a Diocese de Mymensingh, para que os padres possam chegar aos fiéis católicos dispersos

Os católicos constituem apenas uma minúscula minoria no Bangladesh, sendo os muçulmanos cerca de 90% da sua população de 144 milhões. A Igreja Católica é relativamente jovem neste país do sudeste asiático que era conhecido como Paquistão Oriental, em 1947, quando ganhou a independência em relação à Grã Bretanha e se separou da Índia.

Cerca de 77 mil dos aproximadamente 200 mil católicos vivem hoje na Diocese de Mymensingh. A presença da Igreja Católica aqui data apenas de há 100 anos. Esta diocese específica foi fundada recentemente, em 1987, e ainda está a edificar as suas estruturas. Um problema particularmente difícil é a escassez de sacerdotes. Com efeito, a diocese tem apenas vinte e dois sacerdotes – e as suas quinze paróquias cobrem uma vasta área.

O Bangladesh está entre os países mais pobres do mundo actualmente e para a Igreja aqui é quase impossível realizar a sua missão pastoral sem ajuda do exterior. Por isso, o Bispo Paul Ponen Kuni voltou-se para a AIS para pedir pequenas motas para quatro dos seus recém-ordenados sacerdotes, que já estão a trabalhar em paróquias com mais de 13 mil fiéis católicos. Pediu o mesmo para dois outros sacerdotes que dão aulas no seminário diocesano. Ele escreveu-nos: “Peço humildemente a vossa ajuda para seis motas para os nossos sacerdotes, que mantêm a vitalidade da Igreja e cumprem o trabalho da diocese para maior glória de Deus.”

Estamos a planear dar-lhe 10.000 € e esperamos também pela ajuda dos nossos fiéis benfeitores.

Apoie este projecto

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Bangladesh

ISRAEL: A terra prometida Documentário AIS na RTP2