Consagrados ao Coração

de Maria desde 1967

21-4-2017

República Democrática do Congo: Descobertas 17 valas comuns na província de Kasai Central

Pelo menos 17 valas comuns foram descobertas na província de Kasai Central, na República Democrática do Congo.

Esta região tem sido palco de confrontos entre soldados do exército e uma milícia local, a Kamuina Nsapu, de que resultaram mais de sete dezenas de mortos.

Com esta descoberta, por parte de elementos das Nações Unidas, serão já mais de 40 as valas comuns encontradas neste país desde Agosto do ano passado.

Nos referidos confrontos, há relatos de vítimas que teriam sido “assassinadas em suas casas” por soldados do exército, quando procuravam membros das milícias. A ONU também recebeu “relatos de mulheres e raparigas abusadas sexualmente pelos soldados”.

Por outro lado, os elementos da referida milícia terão recrutado “centenas de crianças”, e realizaram ataques contra “igrejas e edifícios governamentais”, assim como “escolas, hospitais, e esquadras da polícia”.

No dia 30 de Março, os milicianos da Kamuina Nsapu atacaram uma igreja e sequestraram, segundo elementos das Nações Unidas presentes no local, “um padre e uma freira, que só foram libertados após o pagamento da fiança no dia seguinte”.

O alto comissário de Direitos Humanos da ONU declarou mesmo que as “descobertas de mais valas comuns e os relatos de violações e abusos destacam o horror que está a ocorrer em Kasai nos últimos nove meses”, exigindo uma “investigação rápida, transparente e independente” para se apurar os responsáveis por estes actos.

Zeid afirma estar disponível para pedir o apoio internacional para uma investigação no âmbito do Tribunal Penal Internacional.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: