Consagrados ao Coração

de Maria desde 1967

1-6-2017

REP. DEM. DO CONGO: Um novo poço para as Irmãs Carmelitas em Kinshasa

O acesso a água potável é um grande problema em quase toda a África e, por isso, ter um poço próprio é uma grande bênção, mas muitas pessoas ainda têm de ir buscar água aos rios e a outras fontes não seguras, ficando sujeitas a muitas doenças evitáveis que até podem ser mortais.

As Irmãs Carmelitas do convento do Glorioso São José em Kinshasa estão a ficar desesperadas porque, apesar de terem um poço, há já um ano que não tem água. Como o sistema público de fornecimento de água não está a funcionar, nem na capital, estão completamente dependentes deste poço. Apesar das muitas tentativas de reparar a bomba, já ficou claro que o problema não é da bomba, mas simplesmente que o nível do lençol de água baixou tanto que o poço existente, com cerca de 15 m de profundidade e que tem fornecido água às irmãs nos últimos trinta e quatro anos, não terá mais água no futuro. É necessário um novo furo.

Sem água parou também a produção de hóstias. Ainda piores são as consequências na sua horta e criação de animais – galinhas, porcos e coelhos – que tiveram de empreender para a sua própria sobrevivência. Normalmente, as mulheres locais compram os seus produtos e vendem-nos nos mercados, permitindo assim às Irmãs uma pequena fonte de rendimento e ao mesmo tempo ajudando algumas mulheres locais pobres a ganhar algum dinheiro. Mas agora, não só não têm nada para vender como ainda têm de comprar legumes para si próprias, que antigamente produziam no seu jardim. Ainda por cima, já não podem receber hóspedes que no passado faziam retiros no convento e outras actividades.

Então, as Irmãs recorreram à Fundação AIS pedindo ajuda urgente: “Não sabemos como vamos sobreviver”, escreveram-nos muito aflitas.

Não queremos deixá-las nesta aflição, por isso prometemos-lhes 17.500 € para a realização do furo para o novo poço.

Apoie este projecto

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

Peregrinação Internacional FUNDAÇÃO AIS a Fátima

12-09-2017