Consagrados ao Coração

de Maria desde 1967

1-6-2017

BIELORRÚSSIA: Ajuda para a formação de vinte e seis seminaristas no seminário de Grodno

No ano passado, a Diocese de Grodno comemorou os vinte e cinco anos da sua fundação. O seminário tinha sido acabado de construir no ano anterior, ainda no tempo da União Soviética. O jubileu do seminário foi comemorado a 3 de Junho, na presença do Bispo, e no dia seguinte foram ordenados três novos sacerdotes e um diácono. Foi uma ocasião de grande alegria. O reitor do seminário, Pe. Roman Ratchko, escreveu-nos dizendo: “Neste dia de acção de graças, unimo-nos a vós em oração e pedimos a bênção de Deus sobre os nossos amigos e benfeitores, e todos as pessoas que no seu coração encontraram a generosidade para nos ajudar e rezar por nós. Queridos amigos, pensámos em vós porque nos têm feito tanto bem durante muitos anos.”

Desde o início que todos os anos a Fundação AIS apoia a formação de seminaristas em Grodno. Em Julho, os jovens padres que foram ordenados no ano passado já puderam começar o seu ministério nas paróquias. Mas todos estes rapazes estão muito abertos às necessidades da Igreja Universal e muitos ofereceram-se para o serviço das missões pelo mundo fora. Dois, já ordenados diáconos, foram os Camarões e o Brasil durante um ano para trabalhar como missionários. Um outro pediu para ajudar no ministério pastoral nas comunidades mais pequenas da Arquidiocese de Minsk-Mohilev, na Bielorrússia.

Na formação dos candidatos ao sacerdócio, o seminário dá particular importância à tomada de consciência das necessidades das pessoas. Todos os meses os seminaristas visitam lares de terceira idade, orfanatos e um lar para crianças deficientes.

“Graças à vossa ajuda, podemos concretizar um leque variado de projectos que têm como objectivo uma melhor formação para os nossos futuros sacerdotes”, escreve-nos o reitor.

Este ano voltamos a ajudar – com uma contribuição de 15.000 € – na formação dos vinte e seis seminaristas que hoje estudam no seminário.

Apoie este projecto

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Bielorússia

CONCERTO MARIANO | FÁTIMA | 13 SETEMBRO