Consagrados ao Coração

de Maria desde 1967

1-6-2017

PROJECTO FOLHA DE ORAÇÃO MENSAL | JUNHO

IRAQUE: reconstrução das habitações destruídas de cristãos em Bartella, Karamlesh e Qaraqosh

No dia 8 de Maio, a Fundação AIS vai iniciar as primeiras obras nas povoações cristãs de Bartella, Karamlesh e Qaraqosh, no Iraque, numa cerimónia que contou com a presença de uma delegação da Fundação AIS liderada pelo secretário-geral internacional, Philipp Ozores, e que incluiu representantes das Igrejas siro-ortodoxa, siro-católica e caldeia.

Durante a cerimónia, plena de significado, foram entregues às primeiras famílias cristãs que decidiram voltar para as suas terras algumas sementes de oliveira como sinal de paz e esperança, que serão plantadas nos quintais das suas casas.

Esta cerimónia marca o início de uma vasta operação para permitir o regresso de milhares de cristãos expulsos de suas casas na Planície de Nínive em 2014, em consequência da invasão da região pelos jihadistas do auto-proclamado Estado Islâmico.

“Este é um momento decisivo: se perdermos esta oportunidade para trazer os Cristãos de regresso às suas casas na Planície de Nínive, eles deixarão o Iraque para sempre”, disse o Pe. Andrzej Halemba, responsável internacional da Fundação AIS para o Médio Oriente e também presidente da “Comissão para a Reconstrução de Nínive”.

Esta Comissão, instituída em 27 de Março pelas Igrejas siro-católica, siro-ortodoxa e caldeia, em colaboração com a Fundação AIS, tem como tarefa planificar e dirigir a reconstrução de cerca de 13 mil casas cristãs, 669 das quais completamente destruídas pelos jihadistas.

Paralelamente a este esforço de reabilitação das aldeias cristãs, a Fundação AIS continua empenhada no apoio às famílias cristãs refugiadas, nomeadamente cerca de 12 mil famílias que se encontram a viver actualmente em Erbil, Dohuk, Kirkuk, Zakho e Alqosh.

Ajudá-las no fornecimento de água, electricidade, alimentos, medicamentos e no aluguer de quartos e casas é uma das prioridades.

Desde Março de 2016, a Fundação AIS é a única organização que cuida regularmente dos deslocados internos iraquianos, assim como dos refugiados. Para isso, desde 2014 já foram doados mais de 30 milhões de euros graças à generosidade dos benfeitores e amigos da Fundação AIS em todo o mundo.

A Fundação AIS prometeu apoiar na reconstrução inicial de 100 casas. Cada casa terá um custo aproximado de 4.500 €. Qualquer donativo que possa dar fará a diferença no regresso destes cristãos à sua terra natal. Vamos contribuir?

Por favor, ajude este povo que conta consigo »

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Iraque

Peregrinação Internacional FUNDAÇÃO AIS a Fátima