Consagrados ao Coração

de Maria desde 1967

14-7-2017

Nigéria: Risco de cólera pode vir a afectar mais de 5 milhões de crianças na região do lago Chade

É uma situação de potencial tragédia. Calcula-se que mais de 5 milhões de crianças correm o risco de vir a ficar infectadas com o vírus da Cólera ou Hepatite E na região do Lago Chade, na Nigéria, agora que está a chegar a estação das chuvas.

A Unicef alerta não só para este potencial risco e para a dificuldade de intervenções de carácter humanitário, dada a violência das acções que o grupo terrorista Holo Haram tem continuado a levar a cabo na região.

A agência das Nações Unidas alerta que as crianças estão particularmente vulneráveis embora toda a população esteja em risco tendo em conta que na região há um histórico de falta de alimentos, de prestação muito ineficaz de cuidados médicos e falta de água própria para consumo.

Cerca de 250 mil deslocados estão actualmente a viver nesta região, na fronteira entre a Nigéria e o Níger, mas calcula-se que mais de 5 milhões precisam de ajuda humanitária urgente. A região do nordeste da Nigéria tem sido das mais afectadas pelo terrorismo dos islamitas do Boko Haram.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Nigéria