Dê aos cristãos

a oportunidade de voltar para casa

América do Sul
   Cristãos
   Agnósticos/Ateus
   Outras Religiões
Católicos Baptizados
2.549.000
Circunscrições Eclesiásticas
Superfície
População
3.356.584
Refugiados
Desalojados
Uruguai

Alterações legislativas

Quando uma proposta de lei sobre liberdade de consciência e expressão foi apresentada ao Comité de Direitos Humanos da Câmara dos Representantes do Uruguai (processo n.º 559/2010, Doc. n.º 467), o presidente do Parlamento, Luis Lacalle Pou, em conjunto com o Instituto Estatal sobre Lei Religiosa e o Consórcio Latino-Americano sobre Liberdade Religiosa, organizou um dia parlamentar sobre “Liberdade de Consciência”.

Durante o encontro, realizado em Abril de 2011 na Câmara dos Representantes do Palácio Legislativo do Uruguai, os participantes estudaram a liberdade de consciência como um direito fundamental. Discutiram igualmente os desafios que surgem quando a lei e a consciência pessoal entram em conflito, bem como possíveis soluções que possam ser incluídas na proposta de lei acima referida. (1)

Igreja Católica

A 15 de Novembro de 2011, a Conferência Episcopal tornou pública uma carta pastoral assinada pelos bispos no bicentenário da independência do país intitulada “A nossa pátria: gratidão e esperança”. A carta destacava todas as contribuições passadas feitas pela Igreja na República Oriental do Uruguai, bem como os desafios que enfrenta actualmente, como por exemplo a promoção da vida e da família, e a necessidade de liberdade religiosa, sobretudo no campo da educação. (2)

Outras comunidades cristãs / Outras religiões

O Terceiro Fórum Interconfessional do Uruguai realizou-se em Agosto de 2011. Criado em 2009, o fórum pretende juntar diversos grupos religiosos num único espaço, para que possam ultrapassar diferenças específicas e promover o diálogo e possíveis acções conjuntas. Outro dos seus objectivos foi o de criar um espaço para envolver o Estado em diálogo no qual os diversos grupos religiosos tinham pontos em comum sobre questões específicas.

Assim, o fórum propôs a criação de um mecanismo oficial dentro do Estado que irá permitir a interacção sobre questões religiosas e fazer cumprir a separação entre Estado e religião de forma coerente e harmoniosa, com legislação, e acções positivas e inclusivas na área da educação. (3)

Quando dois enfermeiros foram acusados de matar (pelo menos) quinze pacientes, os meios de comunicação noticiaram que eram seguidores de umbanda, um ritual afro-brasileiro. Por esta razão, a polícia encarregada da investigação procurou quaisquer ligações entre as suas crenças religiosas e os assassínios. (4)

A Federação Afro-Umbanda do Uruguai, a quem foi concedido estatuto legal em 2000, negou categoricamente qualquer ligação entre a sua religião e os crimes. Numa declaração, disse que os seus membros sentiam que estavam a ser discriminados por causa de as suas crenças serem de alguma forma associadas aos assassínios sob investigação. (5)

(1)  Sociedad Uruguaya, 24 de Abril de 2011