Dê aos cristãos

a oportunidade de voltar para casa

América do Sul
   Cristãos
   Outras Religiões
Católicos Baptizados
41.019.000
Circunscrições Eclesiásticas
Superfície
1.138.914
População
45.508.205
Refugiados
Desalojados
3.875.987
Colômbia

Legislação

As garantias constitucionais estabelecidas pelo Artigo 19, que protegem a liberdade religiosa total de todas as confissões e associações religiosas, não foram alteradas nem sofreram violações explicitamente associáveis a certas acções.

Episódios de violência contra representantes religiosos

Durante o decorrer de 2011, no quadro do clima geral de violência e insegurança por que o país tem passado durante anos, seis sacerdotes e um leigo morreram. Estas mortes incluíram o P. Rafael Reátiga Rojas e o P. Richard Armando Piffano Laguado, ambos mortos a tiro por um assassino que viajava com eles no mesmo veículo.  O P. Luis Carlos Orozco Cardona foi também mortalmente ferido por um jovem numa multidão que disparou contra ele , enquanto o P. Gustavo Garcia, um eudista, foi assassinado na rua por um homem que o atacou para lhe roubar o telemóvel.  O P. José Reinel Restrepo Idárraga foi assassinado por desconhecidos enquanto conduzia a sua motorizada, que foi roubada em conjunto com outros objectos seus , e o P. Gualberto Oviedo Arrieta foi encontrado na sua paróquia com ferimentos múltiplos e facadas.  A esta lista de sacerdotes temos ainda de acrescentar Luis Eduardo Garcia, um leigo membro da ‘Pastoral Social’ atacado por um grupo de guerrilhas que o raptou e depois matou.

Valores não negociáveis

As iniciativas legislativas e judiciais com o objectivo de introduzir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, permitir que os casais homossexuais adoptem crianças  e a discussão em curso sobre o aborto, todas resultaram num intenso debate na sociedade civil. Ambos os representantes da Igreja Católica e das Igrejas não católicas cristãs expressaram fortes críticas a estes projectos, e em particular, em relação à defesa da vida, apoiaram oficialmente a assinatura de uma petição organizada por um grupo de senadores.