Do “Estado Islâmico” à Europa desencantada – Desafios à Liberdade Religiosa

Conferência

Do “Estado Islâmico” à Europa desencantada – Desafios à Liberdade Religiosa

14-01-2015 , 14-01-2015

Debate e apresentação formal do Observatório para a Liberdade Religiosa (OLR)

A directora da Fundação AIS em Portugal, Catarina Martins, vai participar, em Lisboa, num debate organizado pelo Observatório para Liberdade Religiosa (OLR).

“Do ‘Estado Islâmico’ à Europa desencantada – Desafios à Liberdade Religiosa”, é o tema proposto pelo OLR que irá, na ocasião, fazer a apresentação formal do seu próprio projecto, com quem, aliás, a Fundação AIS estabeleceu já uma parceria de colaboração.

> 14 de Janeiro

> 18.30H

Junta de Freguesia da Misericórdia (Lg. Dr. António de Sousa Macedo, 7D - ao fundo da Calçada do Combro)

Participarão ainda representantes das comunidades judaica, islâmica e cristãs minoritárias no nosso país, assim como o jornalista José Milhases e Catarina Martins.

Esta Conferência será antecedida pela apresentação formal do projecto Observatório para a Liberdade Religiosa, com a presença dos seus fundadores e coordenadores, bem como algumas instituições e investigadores com quem a OLR já estabeleceu parceria.

Entre as instituições parceiras do OLR salienta-se a Associação Internacional para a defesa da Liberdade Religiosa, a Fundação AIS, o Centro Nacional de Cultura e a Câmara Municipal de Lisboa.

Veja aqui o breve vídeo »

O que aconteceu nos últimos dias em Paris será também analisado neste debate.

O Islão foi insultado mais uma vez por terroristas que abusam do seu nome. A confirmarem-se as suspeitas e os indícios, esta barbárie veio reforçar a importância da defesa da Liberdade, de todas as liberdades, sobretudo de expressão e de crença.

O atentado em Paris será um marco na história. Face às circunstâncias sociais, culturais e políticas de França, e aos muitos sinais preocupantes um pouco por toda a Europa, podemos estar a assistir ao dealbar de um período difícil e desafiante para os Direitos Humanos.

A acção confunde o mundo. O mundo que é movido pela religião. E o outro, que não percebe a religião. A acção envergonha o mundo. E mostra a face negra do abuso desumano da religião. O atentado traduz a fraqueza de uma minoria, que procura pela força aquilo que não consegue pela razão e pela fé.

(retirado do comunicado da OLR)

COMPAREÇA! DEBATE ABERTO AO PÚBLICO.