Fundação AIS visita refugiados Cristãos no Líbano e no Iraque

Viagem de Projecto

Fundação AIS visita refugiados Cristãos no Líbano e no Iraque

18-03-2015 , 24-03-2015

De 18 a 31 de Março de 2015, uma equipa da AIS INTERNACIONAL, coordenada pelo Padre Halemba, director de projectos para o Médio Oriente da AIS, irá fazer uma visita de projectos ao Líbano e ao Iraque.

O secretariado português será representado por Catarina Martins, directora nacional da Fundação AIS. "Há muito para fazer, infelizmente, porque não nos podemos esquecer que todas estas pessoas deixaram tudo para trás, ficaram sem nada, só podem sobreviver com a ajuda da comunidade internacional", disse Catarina Martins.

O objectivo desta viagem de projectos é tomar conhecimento da situação actual dos cristãos refugiados do Iraque e da Síria para conhecer melhor as suas necessidades. Pretende-se também revisitar alguns projectos apoiados actualmente pela Fundação AIS. Até ao momento, a Fundação AIS já enviou mais de 5 milhões de euros para o Iraque desde o início do conflito.

Neste âmbito serão avaliados os projectos já existentes e apuradas as novas necessidades destas comunidades, para futuros apoios.

Um dos pontos altos será a visita ao Centro de Saúde das Irmãs do Bom Pastor, em Roueissat, no norte do Líbano. Relembramos que em Novembro do ano passado esteve entre nós a Irmã Hanan Youssef também ela das Irmãs do Bom Pastor que gere outro Centro de Saúde em Beirute, também apoiado pelos benfeitores da AIS, onde se acolhem refugiados oriundos da Síria e do Iraque. Na altura descreveu “Não se consegue imaginar o sofrimento das pessoas que foram obrigadas a fugir e a deixar tudo o que tinham para trás. O nosso centro de saúde é o primeiro lugar de acolhimento para estes refugiados quando chegam ao Líbano.”

No Líbano, de 18 a 23 de Março, Catarina Martins, encontrar-se-á com D. Boutros Raï, Patriarca Latino de Jerusalém e D. Gregorios III, Patriarcada Igreja Católica Greco-Melquita, que esteve em Portugal entre nós em Novembro de 2014.

Outro ponto importante desta viagem de projectos será a visita a refugiados iraquianos. Pretende-se levar um sinal de apreço e consolo, para que sintam que não estão abandonados.

Aqui, no Iraque,de 24 a 31 de Março, Catarina Martins irá encontrar-se com Sua Beatitude D. Louis Raphael Sako, Patriarca dos Católicos Caldeus, que mantém uma forte relação com os benfeitores de Portugal, após a sua visita em Novembro de 2011. Ainda no passado dia 11 de Março D. Louis Sako escreveu-nos, alertando para a possível “catástrofe humanitária” na sequência da ofensiva militar contra os jihadistas.

Com esta acção pretende-se estudar a melhor forma de ajudar os milhares de refugiados iraquianos e sírios.

Desde o início do conflito armado que a Fundação AIS apoia os refugiados no Médio Oriente através de várias campanhas de solidariedade.

Pedimos que se una em oração, para que esta viagem decorra num clima de paz!

OBSERVATÓRIO:

Terço Sem Fronteiras