CONVITE | Jornada de Oração pela Paz em Moçambique

CONVITE | Jornada de Oração pela Paz em Moçambique

22-05-2016 , 22-05-2016

CONVITE

Faça parte desta jornada de oração e reze connosco o Terço pela Paz em Moçambique e também pelos Cristãos perseguidos em todo o mundo.

> 22 DE MAIO

> IGREJA SÃO TOMÁS DE AQUINO (Junto ao metro das Laranjeiras, em Lisboa)

> 18H45  ORAÇÃO DO TERÇO | 19H30 CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

SE PUDER COMPAREÇA. CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!

Comunicado dos Bispos Católicos de Moçambique enviado à Fundação AIS:

“Ouvi o clamor do meu povo … vi os seus sofrimentos … desci para libertá-lo” (Ex. 3,7)
Nós, Bispos Católicos de Moçambique, reunidos em Assembleia, renovamos nossa solidariedade com todo o povo moçambicano que continua a sofrer por causa desse clima de guerra. Não somos, como Igreja, ligados a nenhum partido político, embora irresponsavelmente tentem nos conotar. Não estamos nem a favor da Frelimo, nem da Renamo, nem de outro partido, mas a favor do povo, sobretudo dos pobres, que são os que mais sofrem com essa guerra absurda. Reiteramos a nossa dissipabilidade de buscarmos  juntos o caminho da paz.

Temos insistido nos últimos apelos pelo calar das armas e por um diálogo eficaz, com o envolvimento das forças vivas da sociedade. Voltamos a clamar aos dois lados, Governo e Renamo, para que dêem passos concretos pelo fim das hostilidades e retomada da vida normal no País. O País está semiparalisado: não há investimentos, os países apoiantes retiram o apoio, o turismo está a enfraquecer cada dia mais, as pessoas não podem viajar em segurança, 36 mil crianças e jovens estão sem estudar, mais de 11 mil moçambicanos estão refugiados no vizinho Malawi, a economia dá mostras de colapso …

Onde queremos chegar?

A melhor maneira de homenagear Dom Jaime Pedro Gonçalves, que ontem sepultámos, e que foi um incansável baluarte da luta pela paz, é concretizar aquele Acordo de Roma assinado em 1992, através dum verdadeiro diálogo e duma verdadeira reconciliação nacional. As duas guerras passadas ceifaram as vidas de mais de um milhão de moçambicanos. Basta de guerra! Em nome de Deus pedimos: trabalhemos todos pela paz, a começar pelas autoridades do Governo e dos partidos políticos.

Propomos a todos os católicos que o dia 22 de maio, Dia da santíssima Trindade, seja um dia especial de oração pela paz e toda a colecta daquele dia será encaminhada à Caritas nacional para que, através da caritas do Malawi, seja encaminhada às necessidades dos moçambicanos de Kapise, no Malawi.

Que Maria, Rainha da Paz, acompanhe o caminhar do povo Moçambicano na consolidação e preservação da Paz!"

Beira, 10 de Abril de 2016
D. Francisco Chimoio, Presidente da CEM

Reze connosco pela paz no mundo em especial em Moçambique