background image

INDONÉSIA | DOCUMENTÁRIO AIS NA RTP2

Documentários

INDONÉSIA | DOCUMENTÁRIO AIS NA RTP2


24-08-2016 , 24-08-2016  | INDONÉSIA

Durante o mês de Agosto, a Fundação AIS juntamente com a Agência Ecclesia (do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja) irá transmitir breves documentários sobre a Igreja perseguida em várias partes do mundo.

Os documentários serão transmitidos no programa Ecclesia, na RTP 2, pelas 15.30h

O quarto documentário será transmitido no próximo dia 24 de Agosto.

 

        INDONÉSIA       

 

A vocação

para viver em união

   

 

          

 

    

 

Qual é o maior país muçulmano do mundo? Um país que fica a milhares de quilómetros de Meca – a Indonésia. Dos cerca de 200 milhões de Indonésios, aproximadamente 87% são muçulmanos, principalmente sunitas. Há muitos outros grupos, alguns com um toque fundamentalista agressivo, embora seja predominante um Islão tolerante com base na tradição javanesa. Há um provérbio conhecido que defende que a Indonésia é o “rosto sorridente” do Islão.

 

Embora seja o maior país muçulmano do mundo, a Indonésia não se tornou um estado islâmico. Continua a ser uma experiência de coexistência pacífica de várias religiões que se reflecte na divisa do país “Unidade na diversidade”. No entanto, não é um país laico. A fé em Deus, que se reflecte nas seis religiões oficiais do país – Budismo, Hinduismo, Confucionismo, Catolicismo, Protestantismo e Islamismo –, reflecte-se na Constituição da nação.

 

Cristãos de várias denominações constituem 12% da população da Indonésia. Cerca de 3% – sete milhões de indonésios – admitem ser católicos. As circunstâncias dos Cristãos, contudo, variam consideravelmente de região para região, dependendo em qual das 17 mil ilhas habitam. Neste documentário iremos visitar duas ilhas – o fenómeno da exclusivamente católica ilha das Flores, com seminários repletos, e Java, com a frequentemente difícil relação entre Cristãos e Muçulmanos, que simultaneamente proporciona esperança de um diálogo aberto que possa conduzir a uma coexistência pacífica entre as comunidades.


 

                       

Produção: CRTN e Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) 

 

 

PROGRAMAÇÃO:

 

 

DATA  DOCUMENTÁRIO 
3 de Agosto TERRA SANTA - Uma terra de esperança
10 de Agosto VENEZUELA- As mulheres da Colina
17 de Agosto  PAPUA NOVA GUINÉ - A terra do inesperado               
24 de Agosto INDONÉSIA - A vocação para viver em união
31 de Agosto          TANZÂNIA - Somos corajosos

 




 
comentarios
 
Nome:
Maria da Conceição Elias César
Comentário:
Não posso comparecer todos os dias, em virtude de estar fora do país, até dia 14. Só poderei estar presente dia 14 depois do almoço e ficar para dia 15 .Particularmente não consegui marcar pernoita de 14/15. Vou persistir, poderá ser.... Se por acaso souberem de alguma desistência onde me possam encaixar seria bom. Um quarto para 2 pessoas para 1 noite. A comida seria comigo, embora gostasse de participar no jantar convívio. Bem hajam
 
deixar comentario
 

OBSERVATÓRIO:

 
Mês:
 

SOMOS CRISTÃOS. A NOSSA FÉ NÃO VAI DE FÉRIAS


22-08-2019

catalogo