ROMÉNIA: Em direcção ao sol Documentário AIS na RTP2

Documentários

ROMÉNIA: Em direcção ao sol Documentário AIS na RTP2

23-08-2017 , 23-08-2017

Durante o mês de Agosto, a Fundação AIS juntamente com a Agência Ecclesia (do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja) irá transmitir cinco documentários sobre a Igreja perseguida e necessitada em várias partes do mundo.

Os documentários serão transmitidos no programa:

A FÉ DOS HOMENS

RTP 2

15.30H

O quarto documentário será transmitido no dia 23 DE AGOSTO.

ROMÉNIA

Em direcção ao sol

Em 1948, o regime comunista na Roménia liquidou a Igreja Greco-católica – uma das expressões orientais da Igreja Católica, forçando-a a unificar-se com a Igreja Ortodoxa. Todos os seus sete bispos, muitos padres e leigos, que não aceitaram renunciar à sua ligação com Roma, foram presos.

Tertulian Langa, que era na altura um jovem advogado com 26 anos de idade e, além disso, filósofo e teólogo, foi preso em 1948. Passou 17 anos na prisão.

Tertulian Langa foi libertado da prisão em 1964, durante uma amnistia política. Pouco tempo depois da sua libertação, foi consagrado e tornou-se padre da Igreja Greco-católica que funcionava na clandestinidade. Um dos seus filhos, que nasceu após a sua libertação, é hoje padre Greco-católico, num país livre.

Um testemunho impressionante sobre a perseguição, a fé e a resistência da Igreja Católica durante o regímen comunista na Roménia.

Não perca o documentário Roménia: Em direcção ao sol

Produção: Fundação AIS e CRTN