background image

BRASIL | Documentário AIS na RTP 2

Documentários

BRASIL | Documentário AIS na RTP 2


10-08-2010 , 10-08-2010

A Fundação AIS juntamente com o Programa ECCLESIA, do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, irão divulgar breves documentários da AIS  sobre a Igreja que passa por dificuldades em várias partes do mundo. 

Os documentários serão transmitidos no programa Ecclesia, na RTP 2, pelas 18.30h.

O segundo será transmitido já no próximo dia 10 de Agosto.

 BRASIL

Discípulos

e

Missionários


O Brasil é o país onde existe o maior número de católicos. Desde a vinda dos missionários portugueses e espanhóis, o catolicismo está na essência da cultura. Isto tem-se mantido durante cinco séculos, apesar da influência de outras correntes religiosas e do sincretismo.

 

Não se pode continuar a pensar apenas numa Igreja que acolhe as pessoas, mas sim numa Igreja que procura as pessoas, uma Igreja que leva a sério o pedido de Jesus Cristo: "Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho".

"Nós estávamos um pouco tranquilos porque toda as pessoas participavam nas nossas celebrações: Semana Santa, festa do padroeiro, Natal. São todos muito religiosos porque esta religiosidade permanece, mas agora é uma religiosidade muito diversificada. Por isso era necessário tomar algumas iniciativas novas." afirma D. Bernardino Marchió, bispo de Caruaru.

A proposta das santas missões populares não é só um momento de missão, mas sim um programa completo de evangelização extensiva e intensiva para a pastoral popular.

 

O mesmo povo que se faz destinatário deste projecto das santas missões populares, tem a graça particular de incluir todos, principalmente os jovens, as crianças, os mais idosos e os doentes.

 

A paróquia está em missão: jovens, adultos, idosos... as pessoas todas saem das suas casas para anunciar que Jesus Cristo Filho de Deus, feito homem, morto e ressuscitado ofereceu-se para a salvação de toda humanidade.

 

Aqui, a vergonha e o comodismo são deixados de lado.

 

Com grande alegria os missionários viajam também para unir esforços com outras paróquias. Por isso, o autocarro da missão transformou-se num símbolo das santas missões populares.

 

No nordeste do Brasil estas missões são o modo para que muitos católicos encontrem um novo significado da sua identidade e os impulsione a serem discípulos e missionários de Jesus cristo para que os povos tenham vida.


------------------------------------------------------------------------------------------
 

Ulrich Kny - Responsável de projectos da AIS para a América Latina

«O próprio Papa Bento XVI reconheceu recentemente o empenho missionário da catolicidade brasileira e disse que esta catolicidade inclui a esperança da Igreja do amanhã.

Estou convencido que as Santas Missões Populares realizadas desta forma, como são realizadas no Brasil, possam ser um grande exemplo e modelo para a Igreja em toda a América Latina.

É por isso que a nossa Obra (Ajuda à Igreja que Sofre) apoia e já apoiou em vários momentos a realização e o planeamento das Santas Missões Populares.

Ajudamos, por exemplo, na compra de um veículo para o coordenador das Santas Missões Populares a nível Regional Nordeste  e ajudamos também através do nosso pequeno catecismo 'Eu Creio' e a Bíblia da criança 'Deus fala aos seus filhos'.»

Produção: CRTN e Ajuda à Igreja que Sofre (AIS)

NÃO PERCA ESTE DOCUMENTÁRIO!  

___________________________________________________________________________

PROGRAMAÇÃO:

DATA  DOCUMENTÁRIO 
3 de Agosto JAMAICA| Pe. Reggae - Missionário da Pobreza
10 de Agosto BRASIL| Discípulos e Missionáros
17 de Agosto  PERU | O Prazer de Rezar            
24 de Agosto

MADRE TERESA DE CALCUTÁ |

Catedral Madre Teresa no Kosovo

Defesa da Vida na Albânia

31 de Agosto ESLOVÁQUIA | Missão através do Testemunho



 
*Sem Comentários
deixar comentario
 

OBSERVATÓRIO: Brasil

 
Mês:
 

TANZÂNIA | Documentário AIS na RTP


21-08-2019

catalogo