VENEZUELA

PRECISA DO SEU APOIO E DAS SUAS ORAÇÕES

APOIOS // Áreas de Actuação // Irmãs

A Fundação AIS apoia inúmeras comunidades de religiosas: contribuindo para o seu sustento diário e para a formação das noviças, financiando assistência médica às irmãs idosas, disponibilizando máquinas e aparelhos diversos que facilitem o seu trabalho, e construindo ou restaurando instalações onde as irmãs podem viver e dedicar-se às suas actividades pastorais.

O apoio a irmãs contemplativas sempre foi uma das prioridades do Padre Werenfried, tendo-se mantido como prioridade da Fundação AIS até aos dias de hoje. Por vezes, é extremamente difícil a estas irmãs assegurarem sozinhas o seu próprio sustento, uma vez que apenas podem realizar trabalhos no interior dos conventos e têm de fazer interrupções constantes para garantirem os diversos momentos de oração diária. Além disso, muitos dos trabalhos que anteriormente realizavam, como trabalhos de costura e produção de hóstias, são hoje realizados por leigos, retirando-lhes assim essa possibilidade de subsistência.

Garantia de necessidades básicas
A Fundação AIS procura apoiar as comunidades de irmãs contemplativas, garantindo financeiramente o seu sustento diário, para que possam estar libertas para as suas actividades e momentos de oração. Contribuímos também financeiramente para o pagamento de despesas básicas como electricidade, aquecimento, água e gás.

Disponibilização de máquinas e aparelhos diversos
Muitas comunidades de religiosas realizam trabalhos como produção de hóstias, venda local de produtos da horta, produção de vestes litúrgicas, criação de presépios e figuras religiosas, feitura de terços, etc., de forma a garantirem um mínimo de auto-suficiência. Para facilitar o seu trabalho, disponibilizamos alguns aparelhos como máquinas de costura ou máquinas de produção de hóstias, entre outras.

Apoio à formação de noviças
É importante que as noviças que entram nos conventos possam receber uma sólida formação teológica, que sirva de base para o desenvolvimento da sua vida espiritual e contemplativa. Qualquer formação custa dinheiro, por isso, a Fundação AIS contribui para garantir a possibilidade de formação inicial e contínua de muitas irmãs pelo mundo inteiro.

Financiamento de assistência médica
Em muitos conventos e casas de religiosas, há inúmeras irmãs idosas a necessitar de cuidados médicos diversos e de medicamentos que cada vez são mais dispendiosos. Neste sentido, a Fundação AIS contribui financeiramente para cobrir este tipo de despesas.

Apoio a religiosas do leste
Antigamente,em muitos países comunistas, sobretudo na Europa de Leste, as irmãs eram muito condicionadas naquilo que podiam fazer: era frequente não poderem exercer qualquer actividade pública e estarem proibidas de admitir novas vocações. Apenas podiam trabalhar em segredo, com o risco de serem descobertas e presas.

Após a queda dos regimes comunistas de Leste, a situação alterou-se significativamente. Agora as ordens religiosas podem trabalhar sem restrições e aceitar novas vocações nas suas comunidades.

Actualmente, a situação social em muitos países de Leste é devastadora e o Estado não tem meios para suprir muitas das necessidades, o que leva os governos a acolher o trabalho da Igreja neste campo e muitas vezes mesmo a requisitá-lo e apoiá-lo.

Apoio à construção
A Fundação AIS tem contribuído para a construção e restauro de inúmeros conventos e casas de religiosas em todo o mundo (ver mais informação em «Apoio à construção»).

INSCRIÇÃO: Peregrinação Nacional a Fátima

15-09-2019