VENEZUELA

PRECISA DO SEU APOIO E DAS SUAS ORAÇÕES

APOIOS // Áreas de Actuação // Construção

A Fundação AIS apoia a construção e restauro de igrejas, capelas, casas e centros paroquiais, centros comunitários multiusos, seminários, conventos e casas religiosas.

Muitas instituições especializam-se em disponibilizar ajuda de emergência subsequente a desastres naturais ou guerras. A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre prefere concentrar-se na reconstrução a longo prazo, depois de o trabalho dessas instituições ter terminado. Grande parte da ajuda concedida é canalizada para diversos projectos de construção associados à Igreja.

No ano 2007, por exemplo, mais de 28% da nossa ajuda foi usada em projectos de construção.

O longo período de opressão e perseguição que atravessou a Europa Central e de Leste levou a que muitas igrejas, capelas e casas paroquiais sofressem uma grande degradação. Muitos destes edifícios foram encerrados, murados ou confiscados pelo Estado para serem usados como estábulos, piscinas, museus ou cinemas, e os cristãos que viveram sob o regime comunista não estavam autorizados a restaurá-los.

Agora é necessário fazê-lo, restaurando, recuperando e renovando os espaços. Em alguns casos, as igrejas, capelas e centros paroquiais têm de ser construídos de raiz e com urgência, para que ao seu redor se possa desenvolver uma vida paroquial genuína. É por essa razão que a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre apoia os projectos de construção de igrejas em todo o mundo.

Igrejas e capelas
Em muitas regiões do mundo, a igreja - ou capela - de uma aldeia é o único lugar de encontro existente, transformando-se assim no centro da vida da localidade. Em regiões onde a presença de seitas se faz sentir com grande peso, ou em países de forte influência islâmica, a presença da Igreja Católica, visível através dos seus edifícios, ganha uma relevância ainda maior. As igrejas e capelas são muitas vezes os únicos lugares onde os fiéis têm autorização para rezar e viver a sua fé.

É frequente as populações iniciarem a construção com os seus próprios recursos e só nos pedirem ajuda para completarem o trabalho (por exemplo, para construirem o telhado). Exigimos sempre uma contribuição por parte da Igreja local, que tanto pode ser em dinheiro como em trabalho manual pois é uma indicação da actuação genuína dos fiéis.

Temos tido um papel de relevo no restabelecimento das estruturas da Igreja nos antigos países do Bloco de Leste, onde inúmeras igrejas foram confiscadas e profanadas, sendo-lhes dados os mais diversos usos. A extrema pobreza de muitas populações impede-as com frequência de contribuir financeiramente para a reconstrução dessas igrejas.

Casas paroquiais
Apoiamos a construção de casas paroquiais, uma vez que há muitos países onde os sacerdotes não têm um local adequado para viver e são obrigados a usar a sacristia ou a zona do coro para esse efeito.

Seminários
Em muitos países do mundo, nomeadamente nos países de África, na Colômbia e nas Filipinas, o número de seminaristas tem crescido rapidamente. Além disso, muitas dioceses criaram uma fase preparatória anterior ao seminário, conhecida como pré-seminário ou ano propedêutico, durante o qual os candidatos com baixa formação escolar e religiosa podem preparar-se, ingressando depois no seminário propriamente dito. Neste sentido, o apoio à construção e manutenção de seminários constitui uma prioridade para nós.

Conventos e casas religiosas
A Fundação apoia ainda a construção de casas para noviças e casas de formação, bem como conventos e outras casas religiosas. É sempre mais fácil obter autorizações de construção para os conventos que desempenham funções sociais, nomeadamente enquanto escolas, lares para crianças ou centros médicos, pois os governos apreciam o trabalho social desempenhado pelas irmãs.

Centros comunitários multiusos
Apoiamos também a construção de centros comunitários multiusos, uma vez que estes servem para todo o tipo de actividades pastorais e sociais das comunidades paroquiais.

RedWednesday

27-11-2019