Orar // Sementes de Esperança // Meditação - Novembro

FOLHA DE ORAÇÃO

PRODUTO MENSAL

PROJECTO MENSAL Receba em sua casa, por correio e gratuitamente, esta Folha de Oração!

INTENÇÃO NACIONAL

Para que a Senhora do Rosário realize uma vez mais o milagre de Lepanto: proteja a Igreja contra as ameaças internas que visam a sua destruição.

O último livrinho da Irmã Lúcia

No mês de Julho passado orientei, em Fátima, o retiro promovido pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre. Já vem sendo uma tradição na Fundação este retiro que normalmente se realiza na proximidade da data da aparição de 13 Julho, aquela em que Nossa Senhora revelou o segredo aos Pastorinhos.

As aparições são relatadas em pormenor pela Irmã Lúcia nas suas Memórias. Destas é especialmente importante a quarta, não só porque transmite dum modo pormenorizado as aparições, mas também porque traça um retrato muito vivo do Francisco. No princípio parece que ele pouco entendia do que se estava a passar, porque via, mas não ouvia; mas depois desta terceira aparição é ele quem dos três mais profundamente interiorizou a mensagem, sobretudo em dois aspectos essenciais: na mística trinitária e na adoração eucarística, sentindo muito viva a urgência em consolar Deus e em fazer companhia a Jesus escondido! A tristeza e a solidão de Deus tocaram-no muito!

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre promove o retiro de Verão nesta altura, justamente porque o que nesta aparição os Pastorinhos viveram é fundamental para inspirar a sua missão no mundo: ajudar os Cristãos, dar apoio às comunidades cristãs que hoje são perseguidas por causa da sua fé. Ora a perseguição à Igreja faz parte do segredo.

A Igreja contemporânea é verdadeiramente a Igreja dos mártires, não há dúvida nenhuma. Esta perseguição tem assumido formas cada vez mais violentas, e não apenas em algumas regiões do mundo, como o Próximo e o Extremo Oriente, mas também no Ocidente, que teima cada vez mais em recalcar uma das suas matrizes fundamentais. E numa altura em que silenciaram as grandes ideologias totalitárias da época moderna – como o comunismo ateu, que a mensagem menciona com a sua referência à Rússia, que se havia de converter -, surgem as novas ideologias do pensamento frágil, da Nova Era (New Age) e, agora, do ecofeminismo e da ideologia de género. Bento XVI tinha razão e profetizou em Fátima, quando veio como peregrino em 2010: enganam-se os que pensam que o segredo de Fátima diz respeito ao passado; o segredo de Fátima diz respeito ao presente e ao futuro. E uma das possíveis interpretações da terceira parte do segredo, que foi dado a conhecer no ano 2000, como sabemos, seria a duma generalizada apostasia no interior da Igreja Católica, o que justificaria a afirmação seguinte, “… mas em Portugal manter-se-á sempre o dogma da fé”. Temos sinais de que estamos no “futuro” a que se referia Bento XVI.

Num livrinho que deixou inacabado, Como vejo a mensagem, a Irmã Lúcia explica, dum modo muito simples e claro, acessível a todos, quais as razões providenciais pelas quais Deus escolheu aquela data, aquele lugar, aquela hora e aqueles protagonistas – os Pastorinhos – para, através de Nossa Senhora, dirigir uma última mensagem à Igreja e ao mundo. E essas razões são as seguintes: impedir que o ateísmo se alastre cada vez mais pelo mundo; recordar aos homens os dez mandamentos da lei de Deus, cujo esquecimento e desprezo estão na origem de todos os males – guerras, calamidades – de que padece a humanidade; promover na Igreja a adoração eucarística; recordar os novíssimos do homem, o que espera cada um de nós, que terá de comparecer perante o juízo de Deus, que é justo e misericordioso, mas, recorda a Irmã Lúcia, “com Deus não se brinca”! E pedir que se reze o terço todos os dias a Nossa Senhora, porque só Ela nos pode valer! A preocupação de Nossa Senhora, a sua solicitude materna, é entregar ao seu Filho os filhos que Ele lhe confiou na hora da morte na cruz.

Um livrinho precioso, que todos os devotos de Fátima têm de conhecer e meditar, até rezar!

Pe. José Jacinto de Farias, scj

Assistente Espiritual da Fundação AIS