A vossa ajuda no 400º Aniversário da Aparição Nossa Senhora da Caridade do Cobre

A generosidade dos benfeitores da Fundação AIS está a ajudar a fortalecer a fé do povo de Cuba. Estes são alguns dos projectos que nos permitiram apoiar:

> Edição / Produção de folhetos e revistas para catequisar os fiéis

Ao esperar um futuro melhor, a Igreja de Cuba enfrenta muitos desafios pastorais, por exemplo evangelizar aqueles que regressam à Igreja ou estão a descobrir a fé pela primeira vez. Depois de ter sido proibida Depois de muitos anos de ter sido afastada dos media, a Igreja ainda enfrenta problemas para conseguir fazer passar a sua mensagem aos fiéis.

Os nossos benfeitores estão a ajudar os bispos a imprimir materiais educativos, incluindo 90.000 folhetos para um programa nacional que iniciam as pessoas no Cristianismo e outras publicações diocesanos que são muitas vezes a única forma de chegar a um público maior. Como nos escreveu um bispo: “A sua vontade de ajudar impele-nos a incentivar mais pessoas a ouvir a Boa Nova de Cristo.”

> Reparar igrejas e capelas

Em 1961, o regime comunista de Fidel Castro apropriou-se de muitas igrejas e escolas católicas. Actualmente, algumas dessas igrejas foram devolvidas. Mas muitos lugares de culto estão em mau estado ou são simples cabanas que necessitam de manutenção regular que as pessoas não podem pagar. Através de um donativo, já está a ajudar na realização de melhorias básicas essenciais, tais como a substituição de telhados que deixam passar a chuva. Está também a ajudar a construir centros paroquiais usados por sacerdotes e irmãs que cuidam de pobres e doentes.

> Ajuda aos sacerdotes e irmãs que assistem os mais necessitados

Os sacerdotes e irmãs muitas vezes têm de percorrer longas distâncias para chegar aos fiéis em comunidades remotas. Os nossos benfeitores ajudam-nos a adquirir veículos, incluindo as reparações e o combustível, permitindo-lhes levar os sacramentos e o próprio Cristo, a mais fiéis.

E está também a ajudá-los a cuidar dos pobres e dos doentes. As Irmãs da Misericórdia contam com sua ajuda para poderem cuidar de doentes terminais nas suas casas e nos hospitais. A Irmã Maria disse-nos: "O nosso ministério é belo em si mesmo, mas não deixa de ser cansativo. Obrigado por apoiar a nossa missão e encorajar-nos a continuar este trabalho!"

> Reparos e restauração do Santuário de Nossa Senhora do Cobre e Apoio à devoção de Nossa Senhora do Cobre

A imagem venerada de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, que é central para a vida do povo de Cuba, comemora seu 400 º aniversário em 2012. Esta pequena imagem misteriosa  foi retirada do mar por três pescadores no ano de 1612, durante uma tempestade na Baía de Nipe, e levada para a cidade do Cobre, no sul da ilha.

O Papa Bento XVI irá em peregrinação pessoal ao Santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre no final do mês de Março, onde irá ver o santuário restaurado e ampliado, que os nosso benfeitores tornaram possível.

Antes do 400º aniversário da descoberta da imagem de Nossa Senhora do Cobre, uma réplica da imagem tem viajado por mais de 1.000 aldeias e cidades de Cuba, levando a presença de Nossa Senhora ao povo. O veículo usado para transportar a imagem foi fornecido pela AIS.

A pedido da Conferência Episcopal cubana apoiámos também a distribuição de 250.000 terços com uma medalha alusiva à Virgem da Caridade do Cobre.

E os nossos benfeitores estão a apoiar peregrinos de todo o país a visitar o santuário e a fazer o seu próprio acto de fé em honra de Nossa Senhora e do Menino Jesus.

> Ajuda aos seminaristas e estipêndios de Missa para os sacerdotes

A sua bondade oferece também ajuda a 56 seminaristas diocesanos e religiosos no seminário de São Carlos e Santo Ambrósio, na capital, Havana. A gestão do seminário - fornecer livros, pagar os salários dos professores, comprar alimentos, pagar a conta da eletricidade - tornou-se mais caro quando os custos aumentaram em toda a ilha, e o seu apoio contínuo é uma ajuda vital.

Ao enviar-nos um donativo, está a proporcionar estipêndios de Missa para sacerdotes como o Padre Juan, que escreveu: “A força que vem do corpo e sangue de Cristo, ajuda a manter-me no meu ministério e dá esperança a todos aqueles que sofrem. Estamos todos gratos aos irmãos e irmãs que nos ajudaram e é a eles que dizemos ‘Muito obrigado’.”

> Impressão de 700.000 cópias de um calendário católico

A imagem venerada de Nossa Senhora da Caridade do Cobre está a ser especialmente honrada em 2012, no 400 º aniversário da sua descoberta.

Em 1916, a Virgem do Cobre foi proclamada Padroeira e Protectora de Cuba pelo Papa Bento XVI, e a 24 de Fevereiro de 1998 o Papa João Paulo II coroou-a e declarou-a “Mãe da Reconciliação” de Cuba. Os nossos benfeitores estão a ajudar a imprimir 700.000 calendários com a imagem de Nossa Senhora do Cobre, alimentando a fé de muitos num país onde a Igreja tem muito poucos recursos à sua disposição.

Terço Sem Fronteiras

25-05-2019