Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

INFORMAR // IMPRENSA // Comunicado à Imprensa

Fundação AIS lança campanha de oração pelos mártires do cristianismo

Comunicado à Imprensa | Lisboa, 24 de Fevereiro de 2020

Mártires e Heróis por Amor

São homens e mulheres que deram a vida por Deus e pela comunidade. São histórias de sacerdotes, irmãs e leigos que foram assassinados, raptados, presos ou desapareceram por seguirem Jesus nos últimos anos neste século. Para os lembrar, a Fundação AIS vai lançar nesta Quaresma uma campanha de oração intitulada precisamente “Mártires e Heróis por Amor”.

O objectivo é honrar a memória de todos divulgando as histórias de alguns. Ao todo, são 44 histórias que representam a multidão de cristãos perseguidos em países tão diversos como, por exemplo, o Iraque, Síria, Iémen, Nigéria ou Somália. “Em cada dia, ao longo da Quaresma, é divulgada a figura de um cristão, contada a sua história e proposta uma oração”, explica a directora da Fundação AIS em Portugal.

Além dos mártires, homens e mulheres que deram a vida por serem cristãos, há ainda histórias de sacerdotes, religiosas e leigos que foram raptados e que estão desaparecidos. Todos são sinal da violência brutal que afecta cada vez com mais intensidade as comunidades cristãs em certas regiões do planeta.

“Com esta iniciativa”, diz ainda Catarina Martins de Bettencourt, a Fundação AIS procura “sensibilizar os portugueses para a realidade dramática dos cristãos perseguidos no mundo”, e, simultaneamente, reforçar “os diversos projectos de ajuda à Igreja” nesses países onde a liberdade religiosa não é de todo respeitada.

Neste “calendário” para a Quaresma, a par da história dos mártires e heróis da fé e das propostas de oração diárias, a Fundação AIS vai também divulgar, “país a país, o que tem sido a nossa ajuda”, acrescenta a responsável. Esses projectos de apoio à igreja local nos países e regiões onde a violência contra os cristãos é mais acentuada, ajudam a compreender a importância desta cadeia de solidariedade que une os benfeitores à Igreja que sofre.

Desde a formação – de seminaristas, padres, religiosas e leigos –, passando pela ajuda à própria sobrevivência do clero, à construção ou reconstrução de seminários, paróquias, capelas e igrejas, até à ajuda na distribuição de literatura religiosa, há todo um conjunto de iniciativas que são alimentas pela generosidade dos benfeitores da Fundação AIS em Portugal e em todo o mundo.

Em muitos casos, o auxílio prestado pela AIS tem-se revelado mesmo essencial. É o caso da ajuda aos refugiados, o apoio às comunidades cristãs vítimas de tragédias naturais ou de ataques terroristas.

Durante a Quaresma, a Fundação AIS vai convidar os portugueses a rezarem pelos mais de 300 milhões de cristãos perseguidos no mundo. Esta Campanha da Fundação AIS tem o apoio, em Portugal, da Rede Mundial de Oração do Papa.

NOTA DO EDITOR

Em todo o mundo existem milhões de pessoas que sofrem perseguição religiosa. Ajudar quem passa por estas situações e informar a opinião pública sobre as mesmas tem sido o mote da acção da AIS, uma organização dependente da Santa Sé cujo objectivo é apoiar projectos pastorais nos países onde a Igreja Católica está em dificuldade. A Organização tem secretariados nacionais em vinte e um países da Europa, América, Ásia e Oceânia, apoiando mais de cinco mil projectos todos os anos em cerca de 140 nações em todo o mundo.

A Fundação AIS agradece a colaboração dos MCS na divulgação desta informação!

Para mais informações, por favor, contacte o Departamento de Informação:

info@fundacao-ais.pt  |  21 754 40 00

RETIRO DE QUARESMA | MARÇO