Síria

Renascer dos escombros...

Saiba mais »

Apoios // Como fazer um Pedido

A Fundação AIS é uma Organização internacional de ajuda pastoral ao serviço da Igreja em todo o mundo, que procura responder aos pedidos das Igrejas locais perseguidas, refugiadas e ameaçadas. Estes pedidos são dirigidos à Organização através dos bispos ou por intermédio dos superiores das comunidades religiosas.

Alguns pedidos passam primeiro pelos secretariados nacionais (no caso de Portugal, são dirigidos ao Secretariado Nacional com sede em Lisboa), que depois transmitem a informação ao Secretariado Internacional, sedeado em Königstein, na Alemanha. As Igrejas locais determinam as prioridades e o carácter da acção pastoral. Na sua análise, a Comissão de Projectos em Königstein considera a situação sociopolítica, económica e cultural de cada projecto.

A Fundação AIS presta também ajuda sociocaritativa através do serviço prestado pelos religiosos, misssionários e leigos que estão no terreno.

EXEMPLO REAL DAS DIFERENTES ETAPAS DE UM PROJECTO

Capelas para o Benim

8 de Agosto
O Padre Firmino quer ajudar as suas comunidades cristãs que não têm capelas e são obrigadas a reunir-se debaixo de uma árvore para fazerem as suas orações e prestarem culto. Os habitantes locais decidiram por si próprios que podem disponibilizar um terreno, fazer tijolos, quotizar-se para pagarem a um pedreiro e a um carpinteiro, e fazer os muros das capelas. Contudo, falta-lhes o dinheiro para a madeira e o material do telhado (€ 4000 no total). O Padre Firmino conhece a Fundação AIS. Com a ajuda do seu bispo, escreve-nos.

14 de Setembro
A carta chega à secção África do Secretariado Internacional da Fundação AIS. O responsável lê-a e responde imediatamente ao Padre Firmino: «Recebemos o vosso pedido. Examiná-lo-emos nas próximas semanas e, sem qualquer compromisso, voltaremos ao contacto convosco.»

5 de Outubro
Reunião sobre os projectos para África. O pedido do Padre Firmino é examinado. A Fundação AIS decide ajudar estas comunidades cristãs do Benim. Será enviada ao Padre Firmino uma quantia no valor de € 3600. Contudo, uma vez que o orçamento do corrente ano já foi ultrapassado, essa quantia só poderá ser enviada a partir de Janeiro do ano seguinte. É enviada uma carta ao Padre Firmino a informá-lo desta decisão.

29 de Janeiro
O dinheiro é enviado ao Padre Firmino. É-lhe pedido um relatório de contas sobre a utilização que dele é feita.

5 de Setembro
Resposta do Padre Firmino. Não pôde responder mais cedo porque, durante a época das chuvas, as aldeias estiveram isoladas do resto do mundo. Conta-nos como as capelas foram construídas pelos habitantes locais e como todos os materiais foram comprados graças ao apoio da Fundação AIS. A partir de agora têm as suas «casas de Deus, um pouco rudimentares mas bem melhores do que antes, quando tinham de rezar debaixo das árvores». Enviamos-lhes uma última carta a lembrar todos os nossos Benfeitores que tornaram possível esta ajuda. O processo «Capelas para o Benim» é encerrado.

Apresentação do Relatório Liberdade Religiosa no Mundo 2018 | SETÚBAL

23-03-2019