INFORMAR

Perseguidos e Esquecidos?

Um olhar sobre uma crise profunda

2020–22

Relatório sobre os Cristãos oprimidos por causa da sua fé

Pe. AbayomiAinda estava a celebrar a Missa quando ouvi as explosões. Estava no santuário, a colocar incenso no turíbulo, a preparar a procissão do lado de fora da igreja, quando ouvi dois grandes estrondos e vi os meus paroquianos em pânico, a correr em várias direcções. Alguém correu até mim e gritou: “Padre, homens desconhecidos armados!”

Não sei quantos eram, alguns dizem seis, outros dizem quatro, mas sei que eles estavam organizados. Alguns dos atacantes disfarçaram-se de paroquianos e rezaram connosco durante a Missa, sabendo que tinham a intenção de nos matar. Enquanto as balas enchiam o ar, eu só pensava em como salvar os meus paroquianos. Alguns conseguiram trancar a porta de entrada e eu chamei as pessoas para entrarem na sacristia. Dentro da sacristia, eu não conseguia mexer-me: as crianças rodeavam-me e os adultos agarravam-se a mim. Eu protegi-os assim, como uma galinha protege os seus pintainhos.

O meu rebanho, especialmente as crianças, gritava: “Padre, salve-nos, por favor! Padre, reze!” Eu disse-lhes que não se preocupassem, que Deus faria alguma coisa. Houve mais três ou quatro explosões, uma depois da outra dentro da igreja, e tiros esporádicos dos atacantes. Foi um ataque bem planeado que durou cerca de 20 a 25 minutos.

Quando chegou a mensagem de que os atacantes tinham partido, saímos da sacristia. Corpos sem vida estavam espalhados pela igreja e havia muitos feridos. O meu espírito estava profundamente perturbado. Com a ajuda dos paroquianos que podiam conduzir, começámos logo a levar os irmãos e irmãs feridos para o Hospital St. Louis e para o Centro Médico Federal. Desde então, tenho visitado os doentes, rezado com eles, ministrando a Unção dos Doentes e encorajando-os a manter viva a esperança.

O mundo afastou-se da Nigéria. Está a acontecer um genocídio, mas ninguém se importa. A polícia e o pessoal de segurança falharam em proteger-nos, embora o ataque tenha durado, pelo menos, 20 minutos.

A publicação da Ajuda à Igreja que Sofre (Fundação AIS), Perseguidos e Esquecidos? Relatório sobre os Cristãos oprimidos por causa da sua fé – 2020-22, é de importância vital, porque destaca as terríveis ameaças que os crentes enfrentam. Não são apenas os Cristãos da Nigéria que sofrem, mas os do Paquistão, da China, da Índia e de muitos outros lugares.

Os Cristãos são assassinados por toda a África, as suas igrejas atacadas e as suas aldeias arrasadas. No Paquistão, são detidos injustamente sob falsas acusações de blasfémia. Meninas cristãs são raptadas, violadas e forçadas à conversão e a casar-se com homens de meia-idade, em países como o Egipto, Moçambique e Paquistão. Na China e Coreia do Norte, governos totalitários oprimem os fiéis, controlando cada um dos seus passos. E, como este Relatório demonstra, a lista de abusos continua.

A Igreja que sofre precisa de pessoas que lhe dêem voz. Para que terminem os massacres, mais organizações como a Fundação AIS precisam de denunciar a verdade do que está a acontecer aos Cristãos em todo o mundo. De outra forma, seremos sempre perseguidos e esquecidos.

[O Pe. Abayomi é o vigário da Igreja de São Francisco Xavier em Owo, estado de Ondo, Nigéria, que foi atacada durante a Missa de Pentecostes, no Domingo, 5 de Junho de 2022. O massacre provocou, pelo menos, 40 mortos e dezenas de feridos graves.]

PERSEGUIDOS E ESQUECIDOS?

Resumo das Conclusões

• Em 75% dos países sob análise a opressão ou perseguição aos Cristãos aumentou.
(Ver o Mapa nas pág. 6–7 para mais detalhe)
• Em África, a situação dos Cristãos piorou em todos os países sob análise7, com provas de um grande aumento de violência genocida por parte de participantes militantes não-estatais, incluindo jihadistas.
Etiopia PE 2022
India PE 2022
• Na Ásia, o autoritarismo do Estado tem sido o factor crítico que provoca o aumento da opressão contra os Cristãos na Birmânia (Mianmar), na China, no Vietname e noutros lugares. O país onde se verifica, de forma mais grave, que a liberdade religiosa e de consciência estão a ser estranguladas é a Coreia do Norte.

• No Médio Oriente, a migração contínua aprofundou a crise, ameaçando a sobrevivência de três das mais antigas e importantes comunidades cristãs do mundo, localizadas no Iraque, na Síria e na Palestina.

Período em análise: Outubro de 2020 a Setembro de 2022 (inclusive)

Veja o vídeo com as principais conclusões

Receba esta brochura
em sua casa

MULTIMÉDIA

Apoie a missão da Fundação AIS na ajuda aos Cristãos perseguidos

A AIS apoia a Igreja no seu serviço de oração e de acção a centenas de milhões de pessoas, dando não somente uma resposta atempada às necessidades urgentes, mas também um sinal de solidariedade aos nossos irmãos e irmãs em Cristo.

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.