22-10-2010

Paquistão: capela cristã invadida por fundamentalistas

Um grupo de fundamentalistas islâmicos, com cerca de 20 pessoas, atacou Terça-feira, com armas de fogo, a capela cristã do Gordon College, lugar de culto da Universidade Presbiteriana de Rawalpindi, Paquistão.

Após os disparos, o grupo entrou no prédio e fechou-se no seu interior. Os agressores renunciaram destruir a capela somente após a chegada da polícia, que não interveio de nenhum modo, deixando os fundamentalistas dentro do edifício. Isso foi confirmado à agência AsiaNews por Asghar Robinson, que acrescentou: "Durante a agressão ficou ferido o guardião do local".

O pastor presbiteriano e outros líderes cristãos da capela estão na África do Sul para um encontro com outros líderes religiosos. Cerca de 40 pessoas reuniram-se diante da capela e pediram justiça à administração local.

A capela foi reaberta em Abril de 2010, depois de ficar fechada durante 8 anos. Actualmente, pertence ao Governo, que deveria restituí-la à comunidade cristã: no entanto, de acordo com a lei paquistanesa, o edifício também poderia ser vendido a terceiros.

A ocupação ilegal é uma tentativa de apropriar-se do prédio. Um incidente semelhante ocorreu em Abril, mas a polícia interveio e prendeu os agressores. No entanto, a comunidade muçulmana moderada de Rawalpindi, ficou do lado dos cristãos, assinala a Rádio Vaticano.

Departamento de Informação da Fundação AIS - info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Paquistão