23-7-2013

UM POVO EM LÁGRIMAS

O mundo parece ignorar o que se passa na República Centro-Africana. O antigo presidente foi obrigado a fugir para o vizinho Congo, à chegada das forças rebeldes do movimento islâmico Séléka*. Esse é um dia que ninguém consegue esquecer, porque aí começou o inferno: 24 de Março de 2013. Desde então, tudo tem vindo a desmoronar-se aos poucos. Desde então, todos os dias, tudo fica ainda pior. O país está a saque!

*Séléka quer dizer “Aliança”, na língua Sango. Este movimento foi formado pela fusão de seis grupos muçulmanos rebeldes do Sudão, Chade, Darfur e África Central. Embora os muçulmanos sejam apenas 15% de uma população de 4 milhões, a intenção é considerar todos os que não são muçulmanos como “dhimmis”, isto é, cidadãos de 2ª classe com direitos reduzidos. Este é um objectivo a ser atingido por meio da violência e do terror. O primeiro passo é acabar com a evangelização. E por essa razão roubam os automóveis, os computadores e os telefones, para impedir qualquer tipo de comunicação.

Os cristãos pedem-nos ajuda. Todos os dias há relatos de mulheres violadas, de crianças raptadas à força por bandos armados, populações aterrorizadas.

No meio do caos absoluto em que se transformou a vida na República Centro-Africana, a Igreja tem sido particularmente visada. D. Juan José Aguirre, bispo de Bangassou, faz um retrato do sofrimento a que as populações locais estão sujeitas.

“Com a chegada dos rebeldes, famílias inteiras fugiram para o Congo. Há violações constantes de mulheres e de jovens. Algumas suicidam-se de seguida. Eles roubaram tudo o que puderam, pilharam casas, queimaram-nas. As igrejas foram saqueadas e profanadas. Levaram-nos todos os meios de transporte para chegarmos às missões. Agora vou a pé, com a minha mochila, a todos os lugares. Há uma fúria brutal contra a Igreja Católica mas, com a ajuda de Deus, havemos de conseguir sobreviver.

D. Juan José Aguirre, Bispo de Bangassou, numa das suas visitas consola duas idosas.

EXTREMISMO RELIGIOSO

Segundo a agência de notícias Fides, até ao passado mês de Maio, mais de 200 mil cristãos abandonaram as suas casas e quase 50 mil refugiaram-se em países vizinhos.

A Igreja é, hoje em dia, a única organização que continua a prestar auxílio à população. Tudo o resto parou! Os hospitais não funcionam, as populações estão sem tratamento médico, as prateleiras das lojas estão vazias, não há alimentos e as escolas estão fechadas.

Esta foi uma das muitas casas queimadas em Ouango. Felizmente a criança paralítica que lá se encontrava foi poupada. Nem o armazém da maternidade escapou às pilhagens. As rodas do carro foram roubadas para impedir que o sacerdote visite as suas comunidades.

Muitos sacerdotes foram já sequestrados. Há um receio fundado de que a hostilidade dos extremistas islâmicos contra os cristãos venha ainda a aumentar.

Milhares de pessoas fugiram de suas casas. Os poucos que ficaram são os missionários, os religiosos e as religiosas... Eles estão conscientes da situação, mas recusam abandonar os seus irmãos na fé.

«NEGOCEIO COM OS REBELDES DESDE O INÍCIO» Leia aqui a entrevista que a Fundação AIS fez ao P. Aurelio Gazzera, um sacerdote carmelita italiano, que negoceia o resgate de reféns, dialoga pela paz com os rebeldes e participa em encontros inter-religiosos.

Apesar da situação grave e das ameaças constantes, a Igreja Católica recusa-se a abandonar a população.
Foto: © EPA/LUSA

AJUDA DE EMERGÊNCIA

Também o Bispo Albert Vanbuel, de Bandoro, fala da devastadora passagem dos terroristas pela sua diocese. “Foi tudo destruído. Os arquivos foram pilhados e as organizações de ajuda foram-se embora. A escola não pode reabrir, os centros de saúde estão vazios e não há ninguém a trabalhar nos campos”. Depois, deixa uma pergunta amarga, carregada de impotência: “Quem nos pode ajudar? Que espécie de futuro pode ter o nosso pobre país?”

Perante a enorme gravidade da situação na República Centro-Africana, a Fundação AIS disponibilizou de imediato uma ajuda de emergência, para as dioceses mais atingidas pelo terror dos radicais islâmicos. Esta ajuda destina-se essencialmente para a aquisição de alimentos, assim como para alojamentos e medicamentos.

Saiba mais através do nosso Relatório ...Reze pela paz...Apoie este povo!

Veja aqui o relatório sobre a Rep. Centro-Africana »
 Oração pelo povo da Rep. Centro-Africana »  Apoie este povo »