29-7-2014

França: Paris disposta a acolher cristãos que fugiram do Iraque

A França está disposta a acolher os cristãos provenientes de Mosul e de outras regiões do Iraque, forçados a abandonar as suas casas pela ameaça dos jihadistas do Estado Islâmico.

Numa declaração conjunta divulgada ontem,  Laurent Fabius e Bernard Cazeneuve, respectivamente ministros dos Negócios Estrangeiros e do Interior, afirmaram a intenção de a França receber estes cristãos que foram forçados a deixar o Iraque, caso não se convertessem ao islamismo ou não pagassem um imposto religioso. Sobre todos eles recai uma explícita ameaça de morte.

“Oferecemos ajuda às pessoas deslocadas que fogem das ameaças do Estado Islâmico e que buscaram refúgio no Curdistão. Estamos prontos, se o desejarem, a facilitar o processo de asilo no nosso país”, pode ler-se no referido comunicado.

“Estamos em constante contacto com as autoridades locais e nacionais para garantir que tudo está a ser feito para os proteger”, afirmam ainda estes dois responsáveis governamentais franceses.

Entretanto, neste fim-de-semana, centenas de pessoas juntaram-se na Catedral de Notre Dame, em Paris, numa manifestação de apoio e solidariedade para com os cristãos iraquianos expulsos da sua terra.

“Queremos ser a voz dos sem voz, e atrair a atenção meios de comunicação social e dos políticos franceses sobre a situação dos cristãos no Iraque. Ninguém faz nada e isto é um verdadeiro genocídio”, disse Sabri Anar, pároco caldeu de St. Thomas, em Sarcelles, antes de recitar o Pai Nosso em aramaico com a multidão.

Muitos dos manifestantes seguravam cartazes onde se podia ver a letra "n" que representa o símbolo do "Nazareno" que tem vindo a ser pintado nas casas dos cristãos em Mosul para as identificar pelos jihadistas do Estado Islâmico que tomaram conta da cidade e de vastas regiões do Iraque e da Síria, onde proclamaram a instauração de um “califado”.

OBSERVATÓRIO: Iraque

TANZÂNIA | Documentário AIS na RTP