5-8-2014

Iraque: Ofensiva dos jihadistas provoca novo êxodo de milhares de pessoas

A ONU estima que cerca de 200 mil pessoas foram forçadas a fugir de suas casas nos últimos dias em consequência de nova ofensiva do movimento jihadista Estado Islâmico, anteriormente conhecido como ISIS.

Nessa ofensiva, na região curda, terá sido tomada a cidade de Sinjar, situada perto da Síria, assim como há relatos de que forças militares curdas, conhecidas como os Peshmerga, foram obrigados a retirar-se da cidade vizinha de Zumar no sábado, após outro ataque dos jihadistas.

Nas palavras do enviado-especial da ONU para o Iraque, Nickolay Mladenov, está a ocorrer “uma tragédia humanitária” em Sinjar.

Recorde-se que a esmagadora maioria da população cristã que vivia em Mosul fugiu da cidade e refugiou-se nas zonas controladas pelas forças curdas, que agora estão também a ser alvo de ataques dos jihadistas.

"A situação humanitária destes civis é terrível”, diz ainda Mladenov, sublinhando a ausência de bens básicos de subsistência como comida, água e medicamentos.

Entretanto, a Fundação AIS em Portugal, em sintonia com os demais secretariados internacionais da AIS, está a convocar os portugueses para uma jornada de oração pela paz no Iraque, que irá ter lugar no próximo dia 6 de Agosto, festa da Transfiguração de Nosso Senhor.

O objectivo desta iniciativa da Fundação AIS é, como explicou Catarina Martins, directora da Ajuda à Igreja que Sofre em Portugal, “promover uma jornada de oração pela Igreja do Iraque, pelos cristãos, pela paz e também pelos muçulmanos, porque o que está a acontecer no Iraque não afecta só a comunidade cristã”.

Entretanto, no sentido de dar mais força e visibilidade a esta iniciativa, a Fundação AIS criou um “microsite” específico que está alojado na sua página na Internet (www.wearechristians.info) e que procura aproximar as pessoas que desejem participar nesta campanha em favor da paz no Iraque.

OBSERVATÓRIO: Iraque

TANZÂNIA | Documentário AIS na RTP