12-8-2014

Lisboa: Fundação AIS dá ajuda de emergência à Igreja iraquiana no valor de 130 mil euros

Em resposta aos insistentes apelos do Patriarca Louis Sako, perante o agravamento da já dramática situação em que se encontram milhares de famílias cristãs no Iraque, em fuga dos jihadistas do ISIS, a Fundação AIS decidiu, a nível internacional, dar uma “ajuda de emergência” no valor de 130 mil euros.

Esta ajuda vem complementar uma outra, no passado mês de Junho, no valor de 100 mil euros.

No domingo, D. Louis Sako voltou a sublinhar que a “ajuda humanitária” que tem chegado às famílias cristãs que actualmente se encontram na região do Curdistão “é insuficiente” e que a situação no terreno tem vindo a degradar-se acentuadamente nas últimas horas.

Só em Ainkawa, na região de Erbil, há 70 mil cristãos deslocados, bem como elementos de outras minorias que fugiram para a cidade.  Os edifícios da Igreja acolhem refugiados (na foto, a Igreja de São José, em Ainkawa) havendo já pessoas a dormir nas ruas e nos parques públicos, “numa situação deplorável”.

Em pior situação ainda estão os cerca de 60 mil refugiados em Dohuk, situada mais a norte.

Esta “ajuda de emergência” fornecida pela Fundação AIS irá ser essencial para os responsáveis da igreja nestes locais poderem fornecer alimentos, roupa, água potável e medicamentos, procurando assim oferecer uma assistência mais eficaz a estes milhares de cristãos que foram expulsos de suas terras e que viram todos os seus bens serem confiscados pelos jihadistas do Estado Islâmico.

Entretanto, apesar dos ataques aéreos norte-americanos contra alvos jihadistas na região curda, a ofensiva dos militantes do Estado Islâmico parece imparável. Ontem foi tomada mais uma cidade, Jalawla, no nordeste do país, a cerca de 130 quilómetros de Bagdade, após dois dias de combates  com as força de segurança curdas, os “peshmergas”.

OBSERVATÓRIO:

TANZÂNIA | Documentário AIS na RTP