13-8-2014

Lisboa: Delegação da Fundação AIS visita os refugiados cristãos no Norte do Iraque

Uma delegação da Fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre) viajou ontem para a cidade de Erbil, no Norte do Iraque, como sinal de proximidade e solidariedade para com os numerosos cristãos que fugiram dos jihadistas do Estado Islâmico após os ataques recentes em Qaraqosh - a capital cristã do Iraque - e na planície de Nínive.

A delegação formada pelo presidente executivo internacional, Johannes von Heereman, a directora de projectos, Regina Lynch e a directora adjunta de comunicação, Maria Lozano, estará no Iraque ao mesmo tempo que o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni, que no dia 8 de Agosto recebeu do Papa Francisco a missão de visitar o país como um gesto de solidariedade e proximidade do Santo Padre para com os Cristãos que sofrem.

As pessoas que trabalham nas estruturas locais da Igreja Iraquiana, sobretudo em Erbil e Kirkuk, estão neste momento extremamente absorvidas em dar atenção às necessidades diárias dos milhares de refugiados e, por isso, não é fácil obter delas informações claras e detalhadas sobre a situação no terreno. Esta viagem da delegação da Fundação AIS será uma ocasião para testemunhar a situação actual dos Cristãos iraquianos, perceber melhor quais as necessidades reais dos milhares de refugiados e como está a ser aplicada a ajuda que já foi enviada até agora.

Recentemente, a Fundação AIS destinou 230.000 € para ajuda de emergência essencial para os responsáveis da Igreja nestes locais poderem fornecer alimentos, roupa, água potável e medicamentos para milhares de cristãos que foram expulsos de suas terras e que viram todos os seus bens serem confiscados pelos jihadistas do Estado Islâmico.

Os benfeitores e pessoas de boa vontade que querem contribuir generosamente para a campanha SOS IRAQUE poderão fazê-lo através do NIB: 0032.0109.00200029160.73

Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Iraque