10-9-2014

Lisboa: Bispos portugueses apelam à solidariedade para com os cristãos iraquianos através da Fundação AIS e da Cáritas

A Fundação AIS e a Cáritas foram as duas instituições da Igreja Católica referidas ontem pelo secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), como veículos da “solidariedade dos católicos portugueses” para com os cristãos e outras minorias no Iraque, vítimas das “atrocidades” do auto-proclamado Estado Islâmico.

O padre Manuel Barbosa sintetizou a posição do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), afirmando ser “uma situação inaceitável”, o que se passa no Iraque.

Apelando à oração e solidariedade dos católicos portugueses através da Cáritas e da Fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre), o sacerdote deixou ainda um apelo “aos governantes e às entidades internacionais” para se mobilizaram contra os agentes do “fundamentalismo” que tem aterrorizado a região.

Esta posição da CEP ocorre no seguimento de uma carta em que todos os presidentes das Conferências Episcopais da Europa pediram uma intervenção das Nações Unidas neste conflito, mostrando, como recordou o padre Barbosa, que “a Igreja está muito preocupada com esta situação, difícil de controlar”.

Esta tomada de posição ocorre também no mesmo dia em que os Estados Unidos decidiram assumir a liderança de uma coligação militar internacional para deter o avanço e derrotar as forças jihadistas que declararam a instauração de um “califado” em vastas zonas do Iraque e da Síria.

A coligação agora anunciada, incluirá, segundo o Departamento de Estado norte-americano, mais de 40 Estados que assumiram diversas formas de intervenção neste conflito.

Canadá, França, Reino Unido, Austrália, Alemanha e Itália são alguns dos países da linha da frente desta coligação que também incluirá a Albânia, Polónia, Dinamarca e Estónia, além dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

Foto © DR