16-9-2014

Iraque: Educação religiosa cristã e ensino da língua siríaca erradicados das escolas do Estado Islâmico

O ensino da língua e da cultura siríaca e de educação religiosa cristã foram erradicados pelo Estado Islâmico.

A notícia, avançada pela agência Fides que cita o portal de informação árabe ankawa.com, dá conta também de que as “escolas de Mosul e da Planície de Nínive que tinham nomes cristãos deverão mudá-los”.

Trata-se de exigências “impostas pelos líderes do autoproclamado Califado Islâmico às instituições educacionais em Mossul e nos territórios da Planície de Nínive que estão sob seu controle”.

Segundo a Fides, o “cancelamento do ensino da cultura siríaca e dos elementos da doutrina cristã fazem parte das condições impostas pelos militantes do Califado Islâmico” para apagar do sistema de ensino “todos os vestígios de pluralismo cultural e religioso nas áreas conquistadas e transformar as escolas em ferramentas de propaganda da ideologia jihadista entre as novas gerações”.

Os próprios nomes das instituições de ensino foram mudados, mesmo aquelas que tinham nomes cristãos desde o fim do século XVIII.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Iraque