24-9-2014

Iraque: sacerdotes e religiosos devem regressar

Um apelo firme aos sacerdotes e religiosos, que abandonaram o Iraque sem consentimento dos seus superiores, foi lançado nesta segunda-feira pelo Patriarca dos Católicos Caldeus e presidente da Conferência Episcopal do Iraque, D. Louis Sako.

Num comunicado, o Patriarca Sako convida todos a redescobrir "a alegria absoluta do serviço do Evangelho" e recorda que, devido à sua condição, os sacerdotes e religiosos não podem decidir "onde servir, como servir e quem servir", nem fazer escolhas de forma individualista, sem dar conta a ninguém das suas decisões.

"Nós temos de viver e morrer no lugar onde Deus nos chama", repete o Patriarca caldeu na sua mensagem. “Além disso - acrescenta – sacerdotes e religiosos não devem ter como aspiração a procura de condições de vida confortáveis, mas servir os irmãos seguindo Cristo, aceitando levar a cruz, quando exigido pelas circunstâncias. Por esta razão, ninguém pode abandonar a sua diocese ou comunidade religiosa sem a aprovação formal do Bispo ou do seu superior, segundo o que foi reiterado por ocasião do Sínodo dos Bispos caldeus em Junho de 2013. Já naquela ocasião, para pôr fim a um costume que se difundiu nos últimos anos, no Sínodo dos Bispos caldeus realizado em Bagdade ficou decidiu que nenhum sacerdote pode alterar a sua residência de uma diocese para outra, sem o consentimento de ambos os bispos.

Agora, após os trágicos acontecimentos que no norte do Iraque envolveram milhares de cristãos, obrigados a abandonar as suas casas por causa do avanço dos jihadistas do Estado Islâmico, o Patriarca Louis Sako apela a todos os sacerdotes e religiosos caldeus que deixaram o Iraque e se transferiram para as comunidades da diáspora caldeia espalhadas pelo mundo a regressar ao seu país para se colocarem ao serviço dos que mais precisam.

Departamento de Informação da Fundação AIS com Agência Fides | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Iraque

TANZÂNIA | Documentário AIS na RTP