Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

4-4-2016

Ucrânia: Papa lança apelo à paz para a Ucrânia e promove campanha de recolha de fundos para as vítimas da guerra

Ontem, na Praça de São Pedro, no final da festa da Divina Misericórdia, o Santo Padre recordou os milhares de mortos causados pela guerra na Ucrânia e anunciou uma recolha de fundos que irá envolver todas as igrejas católicas da Europa no próximo domingo, 24 de Abril, em favor da população deste país do leste.

“Penso, em particular, no drama de quem sofre as consequências da violência na Ucrânia: daqueles que permanecem nas terras abaladas pelas hostilidades que já causaram milhares de mortos, e daqueles – mais de um milhão – que foram levados a deixá-las por causa da grave situação que perdura”, disse o Papa perante a multidão que enchia a praça vaticana.

“Os envolvidos são, sobretudo, anciãos e crianças”, sublinhou Francisco. O Papa afirmou então ter decidido “promover um apoio humanitário em favor” destas populações. Para isso, será realizada uma “colecta especial” em todas as igrejas católicas do velho continente.

“Convido os fiéis a unirem-se a esta iniciativa do Papa com uma generosa contribuição”, pediu o Santo Padre explicando que este gesto de caridade, “além de aliviar os sofrimentos materiais, quer expressar a minha proximidade e solidariedade pessoal e de toda a Igreja à Ucrânia”. E acrescentou: “veementemente, faço votos de que isso possa, sem mais tardar, ajudar a promover a paz e o respeito ao direito naquela terra tão provada”.

O conflito no leste da Ucrânia, recorde-se, opõe grupos separatistas pró-russas  a forças de Kiev num confronto violento pelo controlo deste território que se acentuou no final do ano de 2014.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Tuvalu