Consagrados ao Coração

de Maria desde 1967

1-6-2017

GUINÉ CONACRI: Ajuda para a construção de um novo dormitório no seminário de Conacri

A Guiné  cONACRIé um país de maioria islâmica onde cerca de 85% da população de 11,6 milhões de habitantes são muçulmanos. Os Cristãos são cerca de 8%, enquanto os restantes pertencem a religiões tradicionais africanas.

Durante décadas, este país da África Ocidental foi dominado pelo regime do ditador Ahmed Sékou Touré, que governou entre 1958 até à sua morte em 1984. Depois da sua morte, o jornal senegalês Le Soleil falou do fim daquela que foi a partir daí chamada de “a mais longa e mais assassina ditadura de todo o continente”. Torturas e execuções faziam parte do dia a dia e milhares de pessoas desapareceram sem deixar rasto. A Igreja Católica, que se opôs ao regime, foi forçada ao silêncio e o Arcebispo de Conacri, Mons. Raymond-Maria Tchidimbo, passou quase nove anos na prisão, onde foi torturado. O seu sucessor, o Cardeal Robert Sarah, estava na lista negra do ditador, mas Sékou Touré morreu antes de conseguir realizar os seus planos.

Durante os anos da ditadura, a Igreja Católica quase não se desenvolveu. Ainda hoje só tem três dioceses. Durante muitos anos os seminaristas tinham de estudar nos países vizinhos, o Senegal ou o Mali. Mas agora a Igreja Católica construiu o seu seminário em Kendoumaya, na Diocese de Conacri que abriu as portas no ano académico de 2012/2013.  Houve, no entanto, um grande atraso com a epidemia de Ébola em 2014, e o resultado foi que o ano académico começou uns meses mais tarde do que o normal. Apesar de tudo, o seminário, embora ainda muito jovem, conseguiu vencer este desafio.

A Fundação AIS deu um apoio substancial a este novo seminário. Mesmo assim, os seminaristas só conseguiram estudar filosofia porque os seus estudos de teologia ainda têm de ser ministrados em Bamako, no Mali, para onde têm de viajar. Estão agora a mudar esta situação e por isso a Fundação AIS está outra vez a ajudar o seminário.

Estamos a contribuir com 40.000 € para a construção de mais um dormitório para os estudantes de teologia e com 30.000 €.

Apoie este projecto

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Guiné Conacri

MUSICAL | DA MÚSICA À VIDA