Presentes de Fé

Bow

Este natal, dê um presente que permaneça!

Bow

Saiba mais »

1-5-2017

Nigéria: A inspiradora história das Irmãs de Nª Sr.ª de Fátima

Há poucos anos eram 100 milhões; hoje são mais do dobro os Cristãos que são mundialmente perseguidos pela sua fé. É especialmente elevado o preço pago em sangue na Nigéria que, com 180 milhões de habitantes, é o país mais populoso de África. Foi aqui que a Cristandade contou a maioria dos mártires, no ano passado. Morrem porque são cristãos. As suas igrejas são atacadas e incendiadas durante a Missa; nos mercados rebentam bombas; raptos e roubos com assassínios não são raros. Quase três milhões de nigerianos estão em fuga no seu próprio país. Mesmo assim, os Cristãos não desistem. Pelo contrário… querem paz!

No Norte da Nigéria, numa região onde os Cristãos têm sido vítimas do terrorismo mais brutal, que tem a assinatura do Boko Haram, há um grupo de mulheres que se consagraram a Deus inspirando-se na mensagem de Fátima. Neste ano em que se comemora o centenário das aparições de Fátima, os sorrisos destas irmãs parecem ainda mais inspiradores…

Irmãs de Nossa Senhora de Fátima

São poucas, não mais de meia dúzia, em Jos, mas as Irmãs de Nossa Senhora de Fátima são bem conhecidas graças ao trabalho extraordinário que desenvolvem junto das populações mais carenciadas, especialmente nas áreas da saúde e educação, assim como no apoio aos sacerdotes na evangelização das comunidades. Mas se há algo que todos por ali agradecem seguramente a estas irmãs é o sistema que desenvolveram para a purificação da água. Isso mesmo. Numa região profundamente árida, onde a água impura causa cerca de 75 % das doenças que afectam as populações, um sistema inventado pelas Irmãs de Nossa Senhora de Fátima é celebrado como um verdadeiro milagre.

As Irmãs de Nossa Senhora de Fátima, são uma ordem nigeriana com 65 religiosas e tão intimamente ligada ao povo Português! Estas Irmãs rezam, tal como os Pastorinhos de Fátima, e oferecem a sua vida pelo dom da paz e pelos seus irmãos. Dão aulas. Estão ao serviço da sua comunidade. Mas precisam de uma capela, de uma habitação protegida com um muro perto da escola.

Esta é uma das suas missões: dirigir a  escola local, proporcionando assim a educação a centenas de crianças.

Esta é uma das suas missões: dirigir a escola local, proporcianando assim a educação a centenas de crianças. E rezar… rezar pela paz, tal como os Pastorinhos de Fátima fizeram. As Irmãs e os alunos da sua escola merecem ter paz, para alegria da Mãe de Deus. E cada um de nós tem agora a possibilidade de  contribuir para isso, com a nossa oração e ajuda concreta.

Obrigado pela sua generosidade »

As Irmãs de Nossa Senhora de Fátima deixaram esta mensagem especialmente para os benfeitores da Fundação AIS em Portugal:

“Muito obrigada por apoiarem a nossa congregação ao longo dos anos. Agradecemos ao nosso Arcebispo, Ignatius Kaigama, por ser sempre um pai maravilhoso para nós e por nos ter posto em contacto com a Fundação AIS. Obrigada à Fundação AIS e aos seus benfeitores! Que Deus continue a fortalecer-vos enquanto contribuem enormemente para o trabalho da evangelização. Por favor, não abandonem a Congregação de Nossa Senhora de Fátima, não abandonem a nossa Arquidiocese de Jos, não abandonem a Igreja de Cristo na Nigéria e em todo o mundo. Sabemos que o mundo actualmente enfrenta muitos desafios, principalmente a falta de paz e o derramamento de sangue na nossa pátria. Contudo, acreditamos que, com a graça de Deus, podemos fazer a diferença. Obrigada pela vossa ajuda!”

Irmãs de Nossa Senhora de Fátima, na Nigéria

As Irmãs de Nossa Senhora de Fátima na Nigéria agradecem a sua ajuda e rezam por si!

Neste ano em que se comemora o centenário das Aparições de Nossa Senhora Senhora de Fátima, os sorrisos destas irmãs parecem ainda mais inspiradores…

APOIE AS IRMÃS DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA NA NIGÉRIA!

Elas precisam da sua ajuda para a construção de uma casa e capela, junto à escola, no valor de 45.000€. Podem contar consigo?

OBSERVATÓRIO: