background image

Consagrados ao Coração

de Maria desde 1967

Detalhe

1-8-2017

REP. DEM. DO CONGO: uma casa para os Padres do Sagrado Coração na nova paróquia de Gbunzunzu


 


A nova paróquia de Gbunzunzu está situada numa zona de minas de ouro onde muitas pessoas tentam fazer vida à procura de ouro. As minas tornam alguns muito ricos, mas para a maioria significa exploração, pobreza, problemas de saúde e mesmo morte prematura. Os trabalhadores arriscam as suas vidas a trabalhar em condições terríveis, expostos a materiais cancerígenos e radioactivos e vivem todos juntos em cabanas sobrelotadas, separados das suas famílias e longe das suas aldeias. Muitas vezes, como consequência, vêem a sua estrutura familiar tradicional destruída.

Só têm como ajuda a Igreja Católica. Precisam muito de ajuda e de assistência pastoral e, onde quer que a Igreja não consegue ajudar, as seitas aproveitam-se da situação com promessas de dinheiro fácil e curas milagrosas. Ao mesmo tempo, existe uma degradação de costumes e, frequentemente, uma sensação de desespero entre estas pessoas desenraizadas. A nova paróquia é já muito grande, com uma população de 25 mil pessoas. Foi constituída pela divisão da grande paróquia de Babonde, que abrange não menos que quarenta e duas aldeias.

Já existe uma igreja em Gbunzunzu e os Padres do Sagrado Coração ajudam materialmente como podem todos os necessitados, até com alimentos, medicametos e vestuário. Agora, com o estabelecimeto da nova paróquia, gostariam de aumentar os seus serviços, com maior ênfase na educação, cuidados de saúde e reforço dos valores morais, uma vez que todas estas vertentes são cruciais para a construção de um futuro melhor. Há grande razão de esperança, uma vez que são realizados cerca de 800 baptismos por ano naquela zona. Ao mesmo tempo, aumenta a necessidade de outros sacramentos, como a necessidade de sólida instrução religiosa.

A nova paróquia é também dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. A igreja paroquial existente é já um passo importante na direcção certa. Mas os próprios padres precisam de uma casa, para puderem estar constantemente disponíveis e acessíveis, no centro da paróquia.


 

 

 

Prometemos ajudar com 30.000 €.


 

Apoie este projecto

 

 

 

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.  

 

 

 

 

 


 






*Sem Comentários
deixar comentario
Mês:
 

MUSICAL | DA MÚSICA À VIDA


22-10-2017

catalogo