Dê aos Cristãos oportunidade de

1-7-2017

PROJECTO FOLHA DE ORAÇÃO MENSAL | JULHO-AGOSTO

HAITI: Energia solar para a Paróquia de Saint Louis Roi de France de Château

A energia elétrica para a paróquia desta aldeia é essencial para a evangelização da região montanhosa em torno de Les Cayes. A rádio paroquial, cujos estúdios estão situados na casa paroquial, interrompeu as transmissões há três anos, devido à falta de energia para o gerador. A população local precisa da rádio para a assistência pastoral e social, ao ponto das organizações de agricultores terem começado a rezar pela reabertura desta rádio que com as suas emissões permite ir à procura das pessoas mais afastadas e aproximá-las de Deus. Com as duas torres de electricidade solicitadas, poderiam iluminar a casa paroquial e a igreja, e fornecer uma fonte estável de energia à comunidade. Esta ajuda vem na sequência da ajuda recebida por outras três paróquias da mesma diocese, que agora possuem um sistema de energia solar que beneficia toda a comunidade.

O Cardeal Chibly Langlois apresentou recentemente à Fundação AIS uma lista de prioridades das paróquias que precisam de um sistema de energia solar na diocese. São paróquias muito remotas, de difícil acesso e com muitas necessidades. Já aprovámos e enviámos uma primeira ajuda à Paróquia de Lagaudray, que também é a primeira a receber este tipo de apoio por parte da diocese.

A Paróquia de Château situa-se a 20 km da Diocese de Les Cayes, nas montanhas. É uma paróquia isolada e muito pobre, com uma população de 17 mil habitantes que abrange uma área de 26 km². As condições de vida nas montanhas são piores do que ao longo da costa. Os jovens não têm uma profissão que lhes permita ganhar um pequeno salário, a taxa de natalidade é elevada, tal como a falta de formação, e a estrada está em péssimas condições. O recente encerramento da enfermaria local agravou muito a saúde e a higiene na aldeia. Recentemente morreram sete pessoas com cólera.

Neste contexto, o Pe. Pierre, CSSR, solicita o nosso apoio urgente para a aquisição de energia para vários edifícios. Actualmente a casa paroquial possui apenas um pequeno gerador que funciona parcialmente. Infelizmente, não podemos apoiar todas as outras instituições sociais - como a escola ou o dispensário - mas com a instalação dos painéis de energia solar poder-se-ão reiniciar diversas actividades paroquiais e pastorais, e dar esperança.

Carta do Pe. Jean Claudel Pierre, CSSR, pároco de Saint Louis Roi de France de Château de 10 de Outubro de 2016, depois do furacão Mathieu:

“Bom dia,
Estamos numa situação difícil em Château. Está tudo destruído, mas ainda temos a escola, o dispensário e a casa paroquial. Alojamos 2.800 pessoas nestes espaços. Apesar da ameaça da fome, escrevo-vos para saber se nos podem enviar os painéis solares. Precisamos muito deles. Se nos puderem dar uma ajuda de emergência seria muito útil, porque temos a nosso cargo 2.800 pessoas sem casa, sem roupa, sem comida. O furacão Mathieu destruiu tudo.

Deus há-de recompensar-vos. Obrigado em nome dos actuais e futuros fiéis da paróquia por estes painéis solares que irão facilitar o nosso trabalho missionário.
Deus vos abençoe!”

Com a sua ajuda será possível iluminar mais uma paróquia no Haiti. São necessários 12.000 € para os painéis solares. Vamos ajudar?

Apoie este projecto

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Haiti

CONFERÊNCIA: Muros e Pontes, Europa, migrações e Diálogo de Culturas