Dê aos Cristãos oportunidade de

1-10-2017

PAQUISTÃO: Pastoral para casais e famílias cristãs na Diocese de Hyderabad

A Diocese de Hyderabad encontra-se no sul do Paquistão e abrange um território gigantesco de mais de 137.000 km2. Nela convivem 28 milhões de muçulmanos com cerca de 50 mil católicos. A maioria dos católicos desta zona, procedem de minorias étnicas que anteriormente eram hindus e que representam o estrato social mais baixo da sociedade. Trabalham praticamente como escravos nos campos dos latifundiários ou nas fábricas de tijolos, e estão totalmente à mercê dos seus patrões. Nas cidades, varrem as ruas ou limpam as casas de banho. Para além disso, são pagos de forma irregular pelo que as famílias se endividam muito facilmente: quando um dos seus membros adoece ou perde o emprego, ou o patrão não paga o salário, as famílias têm de pedir dinheiro emprestado pelo qual exigem juros astronómicos. Desta forma, as famílias ficam cada vez mais presas ao círculo vicioso da pobreza e da dependência. Frequentemente, não conseguem sair desta escravidão por dívidas durante gerações inteiras.

O Mons. Samson Shukardin escreve-nos: “Para estas famílias, pôr todos os dias alguma coisa para comer na mesa é uma luta diária que pertence à sua realidade. A espiral de pobreza, desemprego e endividamento conduz muitas vezes ao consumo de drogas e a outras dependências e, por isso, surgem nos lares os confrontos, os conflitos, os insultos e até a violência doméstica”. Por este motivo, o bispo interessa-se muito pela ajuda que se possa dar às famílias, para que se mantenham unidas apesar das difíceis condições de vida, e para que vivam a fé cristã de forma a que reine a paz, a concórdia e o amor no seio das famílias. Daí que tenha posto em marcha um programa de apoio e fortalecimento dirigido a casais e famílias.

Sob a direcção de uma religiosa que se dedica há 25 anos ao apostolado da família e juntamente com casais experientes, existem agora nas 17 paróquias da diocese, cursos e encontros dirigidos a jovens casais que se vão casar, a casais que estão a constituir família e às famílias já existentes. Como podem ser bons pais? Como rezar todos juntos em família? Como podem os esposos aprender a falar entre si e a respeitar-se mutuamente? Como formar, através dos sacramentos, um casal cristão e uma vida familiar cristã? Todas estas questões estão presentes no programa.

O Bispo escreve-nos: “Aprovo e apoio totalmente este projecto, porque o bem das famílias é decisivo para o futuro do mundo e da Igreja. Só se alimentarmos a vida cristã das famílias e lhes oferecermos apoio pastoral, a Igreja será fiel à sua missão de converter-se em ‘luz das nações’.”

Prometemos-lhes uma ajuda de 12.750 € destinados aos cursos para famílias e casais nas 17 paróquias.

Apoie este projecto

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Paquistão

CONCERTO DE NATAL MARIANO | 8 DEZEMBRO