Dê aos Cristãos oportunidade de

12-9-2017

Portugal: Fundação AIS renova Consagração a Maria em Peregrinação Internacional ao Santuário de Fátima

Começa hoje, em Fátima,e prolonga-se até sexta-feira, dia 15, a Peregrinação Internacional da Fundação AIS ao Altar do Mundo, em que a instituição criada há setenta anos pelo Padre Werenfried van Straaten vai renovar a Consagração da Obra a Maria neste ano em que se celebra também o Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

Esta Peregrinação, que vai juntar benfeitores e colaboradores da Ajuda à Igreja que Sofre oriundos dos 23 secretariados da AIS em todo o mundo, será presidida pelo Cardeal Mauro Piacenza, Presidente Internacional da Instituição.

O ano de 2017 encerra em si, de facto, três datas que estão inexoravelmente ligadas: os 100 anos das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, os 70 anos da fundação da Ajuda à Igreja que Sofre, e os 50 anos da Consagração da Obra à Mãe de Deus.

A Peregrinação Internacional que hoje tem início será assim, pois, uma oportunidade ímpar para a Fundação AIS, juntando os seus colaboradores e amigos, reunir-se aos pés de Maria para lhe pedir a protecção para a sua missão que tem sido, ao longo de todos estes anos, uma verdadeira aventura de amor.

Uma aventura de amor pela Igreja que sofre, pelos Cristãos perseguidos, pelos mais pobres e humilhados, pelos sacerdotes e religiosas que, tantas vezes, de mãos vazias, continuam a levar a presença de Deus aos lugares mais improváveis, às comunidades mais desprezadas.

Foi no dia 14 de Setembro de 1967 que o Padre Werenfried van Straaten consagrou esta Obra a Nossa Senhora de Fátima. Um pedaço do Muro de Berlim que está exposto no Santuário simboliza na perfeição essa ligação entre as palavras de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em 1917, a Fundação AIS e a Igreja que em tantos países tem sido perseguida, violentada e desprezada.

O dia 14 de Setembro de 2017 será, também por isso, uma data especial nesta Peregrinação Internacional da Fundação AIS. Será um tempo dedicado aos benfeitores da AIS, pois eles são a alma da instituição. Esse dia ficará assinalado com os testemunhos de sete personalidades que vão trazer de viva voz os dramas, anseios e necessidades da Igreja na actualidade nos seus países: Cuba, Papua Nova Guiné, Ucrânia, Filipinas, Venezuela, Síria e Níger.

A Peregrinação Internacional da Fundação AIS será também uma oportunidade para se evocar a coragem, a tenacidade e a ousadia do Padre Werenfried van Straaten, que fundou esta Obra que é hoje uma Fundação Pontifícia que procura ajudar a secar as lágrimas de Deus em tantos rostos de crianças, mulheres e homens em tantos lugares do mundo nos dias de hoje.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Portugal