Dê aos Cristãos oportunidade de

1-11-2017

SRI LANKA: Ajuda para a reconstrução de um convento destruído pela guerra civil

Desde 1959 que as Irmãs do Carmelo Apostólico estão presentes no Sri Lanka. Esta congregação foi fundada em 1868 na Índia com o principal objectivo de contribuir para a educação escolar das meninas e, ao mesmo tempo, permitir que Cristo ocupe o centro das suas vidas. Esta congregação tem uma presença extensa na Índia e no Sri Lanka, com 130 e 37 conventos, respectivamente.

O convento de Karaveddy, no norte do Sri Lanka, foi fundado em 1959. Naquela época, as religiosas ocuparam uma casa que há décadas tinha sido erguida por missionários europeus. Entre outras valências, elas também criaram um orfanato.

Durante as quase três décadas da guerra civil (1983-2009), as religiosas compartilharam o destino de muitos habitantes e também elas foram vítimas das consequências dos incessantes confrontos entre os rebeldes Tamil e as tropas governamentais. Por fim, foram forçadas a fugir. Quando em 2009 quiseram regressar, encontraram a sua casa destruída pela guerra civil mas também pela água da chuva. Foi necessário demolir o que restava do edifício, pelo que as religiosas ficaram alojadas numa casa alugada, onde ainda hoje vivem. Retomaram, então, as suas actividades: catequese, grupos de oração, preparação para a Primeira Comunhão e sobretudo o trabalho junto de crianças necessitadas e afectadas pelas consequências da guerra. As irmãs fazem tudo isso em condições precárias na casa alugada, onde o espaço é demasiado pequeno.

Agora, os deslocados estão a regressar gradualmente aos seus locais de origem, pelo que o número de necessitados está a aumentar. As irmãs gostariam de ajudar mais crianças e, acima de tudo, meninas que sofreram o flagelo da guerra, mas a falta de espaço impede-as. Por isso, é urgente que elas reconstruam o convento. Mas as irmãs não podem contar com o apoio económico de uma população local empobrecida. Por esta razão, dirigiram-se a nós por carta: "Esperamos e rezamos para que o Senhor inspire mais pessoas a ajudar-nos a realizar as obras tão necessárias no nosso convento."

Queremos ajudá-las com 18.500 € para o reconstruir.

Apoie este projecto

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Sri Lanka

Lançamento livro "A Caminho do Céu.." e Exposição "Marcas do Calvário"

19-11-2017