Dê aos Cristãos oportunidade de

1-11-2017

CAZAQUISTÃO: Ajuda para a nova paróquia de Kizilorda

A cidade de Kizilorda, no sudoeste do Cazaquistão, tem uma população de cerca de 270.000 habitantes. A pequena comunidade católica que aí vive é constituída sobretudo por pessoas com antepassados alemães, polacos e lituanos. Nos últimos 10 anos, têm sido acompanhados por um padre católico que vem regularmente da cidade de Shymkent, a um pouco mais de 500 km.

Uma vez que não há igreja católica em Kizilorda, os fiéis reúnem-se numa casa privada, para a Santa Missa. Na realidade, existe um grande problema uma vez que há bastantes católicos na cidade, mas muitos não vão à Missa porque têm receio que as celebrações em casas privadas sejam organizadas por seitas. Se houvesse uma igreja ou uma pequena capela, então, sem dúvida, muito mais católicos participariam na Santa Missa.

As autoridades já aprovaram a construção de uma paróquia católica. Agora, o que falta são as instalações apropriadas. Entretanto, encontraram uma propriedade com uma casa que é quase ideal. Parte da casa podia ser transformada em capela e os restantes quartos usados para a catequese, grupos de crianças e muitos outros eventos da paróquia. Há, também, espaço para o sacerdote viver e um jardim que pode ser aproveitado para diversas actividades. Por fim, a localização é ideal, não muito longe da estação de comboios, de modo que os católicos podem vir de localidades distantes e chegar à igreja sem dificuldade.

A Fundação AIS prometeu 30.000 € para que a comunidade possa comprar a propriedade.

Apoie este projecto

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Cazaquistão

Lançamento livro "A Caminho do Céu.." e Exposição "Marcas do Calvário"

19-11-2017