Dê aos Cristãos oportunidade de

1-1-2018

REP. CHECA: Ajuda para a formação de 23 seminaristas do seminário arquidiocesano em Praga

“Não nos curvamos perante qualquer regime que recuse curvar-se perante Deus.” Em 1951, apenas algumas horas depois de proclamar estas palavras aos fiéis católicos, na catedral de S. Vito em Praga, o Arcebispo de Praga, Josef Beran, foi raptado pela polícia secreta e preso durante 16 anos. Milhares de padres e religiosos, no que era a antiga Checoslováquia, partilharam um destino semelhante e sofreram nas prisões e em campos de concentração.

O edifício onde se encontrava o seminário arquidiocesano de Praga foi transformado na redacção de um jornal de propaganda comunista. Durante muitos e longos anos, homens que se sentiam chamados ao sacerdócio ficaram impossibilitados de seguir a sua vocação e de estudar. Mais tarde, só o puderam fazer na Igreja clandestina. Muitos eram ordenados secretamente, muitas vezes nos países vizinhos. A formação oficial dos padres era controlada pelo Serviço Secreto e a padres que não eram aceites pelo Estado era negada a permissão de exercer o sacerdócio, sendo muitas vezes obrigados a trabalhar em fábricas ou como lavadores de janelas para poderem sobreviver.

Em 1990, depois do colapso do regime comunista, o seminário arquidiocesano de Praga pôde, mais uma vez, abrir as suas portas. É aqui que os futuros padres estão novamente a ser formados para trabalhar na ainda muito ateia República Checa. É um dos dois únicos seminários no país. Presentemente, estão em formação para o sacerdócio 23 jovens de cinco dioceses que enfrentam uma tarefa difícil após a sua ordenação: com 34% da população a afirmar que não tem fé e mais 44% que se recusa a dar pormenores sobre a sua filiação religiosa, a República Checa é um dos países mais ateus da Europa. Só 10,4% da população é católica enquanto 11% pertence a outras denominações cristãs. Apesar disso, onde as pessoas encontram o caminho da fé há paróquias vivas com famílias jovens. Daí que haja uma necessidade urgente de padres.

Este ano, a Fundação AIS contribui com 11.500 € para apoiar em Praga a formação destes futuros padres.

Apoie este projecto

O seu donativo irá financiar este ou outro projecto semelhante.

OBSERVATÓRIO: Républica Checa

CONCERTO DE NATAL MARIANO | 8 DEZEMBRO