Consagrados ao Coração

de Maria desde 1967

4-10-2017

Nigéria: Três mortos e dezenas de casas incendiadas em mais um ataque do Boko Haram no nordeste do país

O grupo islamita Boko Haram, que pretende a instauração de um “califado” numa vasta zona da Nigéria, atacou na quinta-feira da semana passada uma zona rural em Guzamala, no estado de Borno, tendo causado, pelo menos, três mortos e muitos feridos, tendo queimado ainda cerca de 150 casas e saqueado diversas alguns estabelecimentos comerciais.

Fazendo-se transportar em camiões e motos, os terroristas atacaram três aldeias: Goram, Lingis e Ajidari.

Esta acção terrorista vem demonstrar a vitalidade do Boko Haram apesar das operações militares que têm vindo a ser desencadeadas na região e que envolvem não só elementos do exército da Nigéria mas também dos Camarões, Níger e Chade, países vizinhos que também têm sido palco das actividades dos islamitas.

A região nordeste da Nigéria tem estado sobressaltada desde o ano de 2009, em que as acções do Boko Haram ganharam maior visibilidade. Ainda há dias, duas pessoas perderam a vida quando diversos veículos foram atingidos por uma mina na estrada que liga a capital do estado de Borno a Dikwa.

Não é só a região norte da Nigéria que vive tempos de sobressalto. O ataque às três aldeias pelo Boko Haram ocorreu quase em simultâneo com o sequestro de um sacerdote no sul do país. Trata-se de Lawrence Adorolo, pároco da Igreja de São Bento de Okpella, situada no estado de Edo.

Poucas horas depois, os sequestradores pediram à igreja local um resgate pela vida do padre, o que já é relativamente comum. No entanto, o Bispo de Auchi, a diocese a que pertence o sacerdote, já veio afirmar que “a Igreja não paga resgates”, tendo classificado o sequestro como “um acto abominável”.

De acordo com a agência de notícias Fides, este ano já foram sequestrados três padres no sul da Nigéria.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: Nigéria