Dê aos Cristãos oportunidade de

6-10-2017

India: Padre Tom, que esteve sequestrado por jihadistas durante 18 meses no Iémen, vai receber o prémio Madre Teresa de Justiça Social

O Prémio Madre Teresa Memorial para a Justiça social de 2017 vai ser entregue ao padre salesiano Padre Tom Uzhunnalil, sequestrado em Aden em Março de 2016 e libertado no passado mês de Setembro graças à intervenção do Sultão de Omã.

A cerimónia de entrega do galardão vai ocorrer a 10 de Dezembro, em Mumbai, na Índia, sendo que o tema da edição deste ano é: “Compaixão além fronteiras – Uma resposta compassiva à crise dos refugiados”.

O padre Tom soube da atribuição deste prémio já depois de ter regressado à Índia após a terrível experiência de 18 meses em cativeiro às mãos dos jihadistas do auto-proclamado “Estado Islâmico”, no Iémen, onde se encontrava em missão.

Quando chegou à capital indiana, o padre Tom agradeceu a todos os que contribuíram para a sua libertação após ter sido sequestrado numa casa de repouso em Áden, pertencente às Missionárias da Caridade, onde trabalhava como capelão há quatro anos.

Numa entrevista que concedeu à agência de notícias Associated Press, o padre Tom Uzhunnalil contou alguns pormenores do seu sequestro.

Quando a casa de idosos em Áden foi atacada, o sacerdote identificou-se como indiano e foi levado para um quarto “enquanto matavam os outros”.

Durante o ataque, 16 pessoas foram assassinadas, entre elas quatro Missionárias da Caridade. O padre Uzhunnalil, de 57 anos de idade, que assegura nunca ter conhecido a verdadeira identidade dos seus captores, perdeu cerca de 30 quilos durante os meses em que o mantiveram em cativeiro.

Ao longo deste tempo, várias instituições da Igreja, entre as quais, a Fundação AIS, organizaram jornadas de oração pela libertação do padre Tom.

Uma dessas jornadas foi convocada em resposta a um apelo que D. Paul Hinder, vigário-apostólico da Arábia Meridional, fez directamente à Ajuda à Igreja que Sofre, para que todos os benfeitores e amigos da instituição se juntassem numa “corrente de oração” pelo Iémen e para que “todo o Médio Oriente possa viver em paz”.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: India