2-11-2017

IRAQUE: O Regresso às Raízes

Perderam tudo mas não renunciaram à sua fé!

PERDERAM TUDO MAS NÃO RENUNCIARAM À SUA FÉ!

Três longos anos já passaram desde que os jihadistas ocuparam a região da Planície de Nínive e obrigaram milhares de famílias a fugir com a roupa que traziam vestida. Ou fugiam ou se convertiam ao Islão, ou morriam. As suas casas foram identificadas, uma a uma. Marcadas com um símbolo. Apontadas a dedo. Todas as casas dos Cristãos foram saqueadas e destruídas, bem como centenas de Igrejas, conventos, escolas, hospitais. Nada foi poupado. Agora, com o apoio da Fundação AIS, iniciou-se a reconstrução dessas casas, igrejas, conventos…e a recuperação das almas!

“IRAQUE, O REGRESSO ÀS RAÍZES” é um projecto de reconstrução das aldeias e povoados cristãos destruídos ou parcialmente danificados durante a ocupação pelos jihadistas. Este importante projecto está orçamentado em cerca de 250 milhões de euros e é considerado como fundamental para a manutenção da presença da comunidade cristã nesta região bíblica.

Actualmente, encontram-se a viver em Erbil cerca de 12 mil famílias cristãs, que fugiram da Planície de Nínive e de Mossul, o que corresponde a cerca de 95.000 cristãos. Vivem como refugiados no seu próprio país. Os Cristãos do Iraque não renunciaram à sua fé e com a nossa ajuda querem regressar às suas casas! Podem continuar a contar consigo?

Donativo »

Estes Cristãos iraquianos sonham com o regresso a casa

ESTES CRISTÃOS SONHAM COM O REGRESSO A CASA

Durante estes três anos, milhares de famílias cristãs iraquianas têm sobrevivido graças à generosidade de organizações como a Fundação AIS que lhes tem providenciado alojamento, alimentos, medicamentos… e, acima de tudo, Esperança!

Mas todos querem regressar às suas casas, às suas aldeias, à vida que levavam antes do holocausto de Agosto de 2014. Com a expulsão recente dos jihadistas da Planície de Nínive, esse regresso começa a ser possível. Mas é preciso, antes de tudo o mais, restaurar as casas que foram danificadas ou mesmo completamente destruídas, recuperar infraestruturas de água e electricidade, e devolver condições de segurança à região.

(Vídeo) A vida mudou desde que o ISIS atacou a Planície de Nínive » »

O REGRESSO DE MILHARES DE CRISTÃOS ÀS SUAS RAÍZES ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS

Este é um momento histórico decisivo. Se agora perdemos a oportunidade de ajudar os cristãos a voltarem para suas casas na Planície de Nínive, essas famílias podem decidir sair do Iraque para sempre... E isso seria uma tragédia enorme. Obrigado a todos pela vossa oração e generosidade ao longo destes anos, e por tornarem possível este regresso!" D. Bashar Warda Arcebispo de Erbil

Vamos ajudar a reconstruir a esperança dos Cristãos no Iraque?

As irmãs, padres e comunidades cristãs iraquianas estão confiantes, pois as igrejas cristãs da Planície de Nínive uniram-se para organizar a reconstrução na região, juntamente com a Fundação AIS.

•  13 MIL CASAS (700 foram totalmente destruídas)

•  CENTENAS DE IGREJAS (70% foram queimadas)

•  ESCOLAS

•  CENTROS DE SAÚDE

AJUDE A ALIMENTAR MILHARES DE FAMÍLIAS

Todos os meses são necessários mais de 500 mil euros para alimentar 95 mil cristãos em Erbil, mais de metade idosos, mulheres e crianças.

> Com 30€ é possível oferecer um cabaz para alimentar uma família refugiada

AJUDE A RECONSTRUIR MILHARES DE VIDAS

Reconstruir uma casa custa muito dinheiro. Para os Cristãos iraquianos, é uma fortuna e eles perderam tudo. Estão de mão estendida. Por isso, toda a ajuda é uma graça, uma bênção. Todos somos chamados a contribuir.

> Com 90€ é possível comprar duas latas grandes de tinta e apagar de vez, das paredes das casas dos cristãos, as ofensas, as ameaças, as palavras de ódio que os jihadistas escreveram ao longo destes anos.

> Com 180€ é possível adquirir portas de exterior para duas casas

AJUDE A RECONSTRUIR MILHARES DE ALMAS

As Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena gostariam de reconstruir o convento destruído. Mas para isso precisam da nossa ajuda. Prometemos 40.000€ para esse fim. Para um outro convento, serão 53.000€. “As famílias precisam de nós”, dizem-nos sem pensar naquilo por que as próprias irmãs passaram nos últimos anos: perseguição, fuga, destruição dos conventos.

> Com 500€ é possível ajudar na reconstrução dos conventos, igrejas e casas

Cerca de 95.000 cristãos perseguidos no Iraque querem regressar aos seus lares e reconstruir as suas casas, igrejas e povoações...

Desde 2014 a Fundação AIS contribuiu com 36,6 milhões de euros para a alimentação e alojamento dos Cristãos que vivem desalojados no Norte do Iraque, graças à ajuda dos seus benfeitores! E desde Março de 2016 temos sido a única organização internacional que ajuda regularmente estes Cristãos.

Eles continuam a contar com a nossa ajuda. Podem contar consigo também?

Veja aqui o Relatório do Iraque

VEJA AQUI O RELATÓRIO "O REGRESSO ÀS RAÍZES" NO IRAQUE (formato revista)

Conheça as histórias dramáticas de Cristãos que conseguiram fugiram aos ataques dos jihadistas e que são um verdadeiro testemunho de fé!

Notícia relacionada:

> Vaticano: Papa Francisco organiza leilão em favor da Fundação AIS