Síria

Renascer dos escombros...

Saiba mais »

10-1-2018

Índia: Dezenas de ataques contra comunidades cristãs durante o Natal fazem aumentar sentimento de insegurança

Cresce cada vez mais o sentimento de insegurança entre a comunidade cristã na Índia. O período de Natal revelou um número sem precedentes de ataques contra Cristãos, quase todos da responsabilidade de grupos extremistas hindus.

Calcula-se que pelo menos 23 comunidades cristãs foram alvo de ataques durante as festividades natalícias, com destaque para as localidades de Rajasthan e Madhya Pradesh onde as celebrações foram invadidas por nacionalistas hindus que insultaram os fiéis.

Em reacção a esta onda de violência, o cardeal Baselios Cleemis, presidente da Conferência Episcopal indiana, declarou, segundo a agência Gaudium Press, que “está a desaparecer a confiança dos cristãos indianos no governo”.

D. Baselios sublinhou, na sua declaração, que este “foi um dos períodos de Natal mais violentos da história recente” da Índia.

Perante o aumento crescente de ameaças por parte de grupos extremistas, o cardeal pediu que as autoridades respeitassem e promovessem a liberdade de culto tal como está inscrita na Constituição do país.

Alguma desta violência pode ser explicada pela crescente conversão dos ‘dalits’ – ou ‘intocáveis’, que estão na base do complexo sistema de castas indiano – ao cristianismo.

Um dos mais importantes grupos nacionalistas hindus, o Vishwa Hindu Parishad, tem promovido mesmo agressivas campanhas contra estas conversões que são, dizem, “fruto de engodo ou ameaças” e, por isso, são “forçadas”.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

OBSERVATÓRIO: India